A Diocese de Taubaté informou no domingo, 19, o falecimento do Frei Osmar Cavaca, do clero diocesano, aos 71 anos de idade.
Ele será sepultado na segunda-feira, 20, na cidade de Cândido Mota (SP), cidade onde nasceu em 6 de fevereiro de 1951. A missa de corpo presente foi realiza na noite do domingo, na matriz da Paróquia Nossa Senhora das Dores, em Jambeiro (SP).
REFERÊNCIA NA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
Graduado em Física, pela PUC-SP, e em Teologia, pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, Frei Osmar Cavaca também era mestre em Teologia e lecionava sobre esta área do saber na PUC-SP, na Faculdade Dehoniana de Taubaté e na Faculdade Católica de São José dos Campos (SP). Também era coordenador de pós graduação lato sensu da Faculdade Dehoniana de Taubaté.
Frei Osmar era conhecido em todo o país pelas formações que conduziu aos leigos e clérigos sobre as temáticas de teologia dogmática e antropologia teológica.
Foi ainda fundador, em 1998, da Fraternidade Monástica dos Irmãos de Nazaré, localizado na Diocese de Taubaté. O carisma dessa comunidade monástica consiste em “viver o Evangelho na forma contemplativa de Nazaré, em fraternidade monástica centrada na experiência de Cristo na Eucaristia, na Palavra, com a missão de ajudar os outros, especialmente os pobres, a aprender também a vivê-lo também, tendo como protetor o Beato Charles de Foucauld”.
*Um nova redação ao texto foi feita em 23/06 para correções de informações referentes ao ano de nascimento do frei e o carisma da Fraternidade
Frei um sábio elevado aos Céus.
Meu medtre meu grande amigo meu pastor meu exemplo !! Ter te conhecido me fez uma pessoa melhor. Vivo a espera de encontrarmos um dia na Patria cèleste.
Nosso querido e amado Frei Osmar vai deixar saudades nós aqui em Jambeiro estamos nos sentido órfãos. Ah Frei como dói sua ausência, mas sei que o Sr agora está ao lado de nosso pai e estará sempre olhando e cuidando de nós.
Saudoso Frei Osmar, sentiremos muito a sua falta. Obrigada pela nossa breve e sincera amizade. Gratidão a sua humildade e simpatia para conosco. Suas lembranças estarão presentes em nossas recordações. Lembrarei muito do Sr. quando visitar a Igreja em louvor a Rosa Mystica. Interceda por nós junto a Jesus, amado Frei.
Ao sempre querido mestre o nosso até breve! A teologia da Graça perde um grande professor, ficará um vazio na teologia, mas para que teve o privilegio de estudar contigo poderá ainda evangelizar com seu aprendizado. Vai com Nossa Senhora ao encontro do Pai! gratidão por suas aulas!
O frei Cavaca nasceu em fevereiro de 1971? E tem 71 anos??
Amigo e professor. Lamento a morte precoce desse homem tão entusiasmado com os assuntos da Igreja.
Senti muito em saber,professor meu no curso superior de teologia na diocese de santo André,o qual aprendi com ele teologia dogmática,teologia da graça,teologia da santissima trindade.Religioso entusiasmado com a vida acadêmica,por fim monástica,o conheci inicialmente como administrador paroquial na paroquia santo Antonio de vila Alpina santo André ABC.