Morre Dom José Maria Saracho, Bispo Emérito de Presidente Prudente (SP)

Dom José Maria Libório Camino Saracho (foto: diocese de Presidente Prudente)

A Diocese de Presidente Prudente (SP) comunicou o falecimento de seu Bispo Emérito, Dom José Maria Libório Camino Saracho, nesta segunda-feira, 30.

O Prelado de 89 anos foi internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, para ser submetido a uma cirurgia na vesícula. Após a cirurgia, seu estado de saúde piorou, sendo diagnosticada uma pneumonia a qual não resistiu.

Biografia

Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, José Maria nasceu em Santurce, no País Basco Espanha, em 13 de novembro 1931. Fez seus estudos básicos no Seminário Menor de Castillho-Elejabeitia e de Vitoria-Gasteiz, ambos na Espanha.

Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitoria-Gasteiz , completando os estudos de Teologia no Seminário de Derio. Em seguida, foi para o Seminário da Diocese de Bilbao. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial.

Dom José Maria foi ordenado presbítero no dia 6 de julho de 1958, na Nuestra Señora de Begoña, em Bilbao. No mesmo ano, até 1967, foi prefeito de disciplina e professor no Seminário de Derio, na Espanha.

Vinda para o Brasil

No dia 13 de novembro de 1966, dia em que completou 35 anos, chegou como missionário independente no Brasil. Durante um período, residiu em Itaquera, Zona Leste da capital, na época, pertencente à Arquidiocese de São Paulo. Neste período, atuou como pároco da Paróquia de São Benedito, em Guaianases, na mesma região.

Após a criação da Diocese de São Miguel Paulista, desmembrada da Arquidiocese de São Paulo em 1989, Padre José Maria foi pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo, vigário geral, ecônomo, membro do Conselho de Presbíteros e membro do Colégio de Consultores da nova circunscrição.

Episcopado

Em 16 de julho de 1999, São João Paulo II o nomeou Bispo titular de Urusi e Auxiliar da Diocese de São Miguel Paulista. A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 29 de setembro do mesmo ano, na Catedral local. Seu lema era “Chamado para anunciar o Evangelho de Deus” (Rm 1,1).

Em 20 de fevereiro de 2002, o mesmo Pontífice o nomeou como 4º Bispo diocesano de Presidente Prudente, ofício que exerceu até 2008, quando o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade.

Funeral

Dom José Maria será sepultado nesta terça-feira, 31, na cripta da Catedral Diocesana de São Miguel Paulista. Ainda será definido o horário do velório e da missa de corpo presente.

(Com informações do Regional Sul 1 da CNBB)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários