Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Morre José Carlos Stangarlini, ex-deputado que defendeu os valores cristãos

Ele tinha 72 anos, foi deputado estadual por dois mandatos e deputado federal; participava ativamente da Renovação Carismática Católica

Morre José Carlos Stangarlini, ex-deputado que defendeu os valores cristãos - Jornal O São Paulo

Paulistano nascido no bairro do Belém, na zona Leste, em março de 1951, José Carlos Stangarlini fez carreira como advogado na área de seguros, foi deputado estadual e federal, mas, acima de tudo, como o histórico de sua vida pública demostra, foi um católico que testemunhou no cotidiano a fé que professava.

Stangarlini morreu na quinta-feira, 11, aos 72 anos de idade, em São Paulo. A informação foi divulgada em comunicado do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), da qual ele foi membro.

O corpo de Stangarlini foi velado na sexta-feira, 12, e sepultado no mesmo dia no Cemitério Gethsêmani Morumbi, na Vila Sônia, na zona Sul.

BIOGRAFIA

Além de integrar a ANSP, José Carlos Stangarlini também fez parte de outras entidades do mercado de seguros, como a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBSC) e a Associação Internacional do Direito do Seguro (AIDA).

Filiado ao PSDB, Stangarlini se elegeu deputado estadual por dois mandatos 1999-2003 e 2003-2007.

No legislativo paulista, foi o autor de leis voltadas ao bem estar social, segurança pública e educação, entre as quais o projeto de lei no 1036, de 1999, para a instituição do ensino religioso como disciplina nas escolas da rede pública estadual de ensino fundamental. O PL se tornaria a lei estadual 10.783, sancionada em março de 2001.

Ainda Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi o autor do projeto de lei que levou à criação do Centro de Orientação e Encaminhamento para pessoas com Necessidades Especiais e Respectivas Famílias (COE), inaugurado em 2006.

Stangarlini foi ainda deputado federal de 2009 a 2011 – assumindo como suplente dos deputados Paulo Renato Souza; Walter Feldmam e Emanuel Fernandes. No Parlamento federal, também legislou a favor da vida e da dignidade humana, tendo integrado as comissões de Educação e Cultura; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Seguridade Social e Família.

Morre José Carlos Stangarlini, ex-deputado que defendeu os valores cristãos - Jornal O São Paulo

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Ao longo de sua vida, Stangarlini fez parte da Renovação Carismática Católica, tendo sido o coordenador deste movimento eclesial na Região Episcopal Sé e seu secretário geral na Arquidiocese de São Paulo. Foi ainda diretor da Associação Kyrios – Encontro com Cristo.

Stangarlini também deu apoio e acompanhamento a organismos da Igreja Católica em São Paulo, como o Arsenal da Esperança, a Toca de Assis, a Aliança de Misericórdia e o Centro de Atendimento do Trabalhador (CEAT). Foi ainda membro do Conselho de Assessoria em Administração e Finanças, da Fundação São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo.

(Com informações dos portais Alesp e Câmara Notícias)

Deixe um comentário