Morre José Carlos Stangarlini, ex-deputado que defendeu os valores cristãos

Ele tinha 72 anos, foi deputado estadual por dois mandatos e deputado federal; participava ativamente da Renovação Carismática Católica

Paulistano nascido no bairro do Belém, na zona Leste, em março de 1951, José Carlos Stangarlini fez carreira como advogado na área de seguros, foi deputado estadual e federal, mas, acima de tudo, como o histórico de sua vida pública demostra, foi um católico que testemunhou no cotidiano a fé que professava.

Stangarlini morreu na quinta-feira, 11, aos 72 anos de idade, em São Paulo. A informação foi divulgada em comunicado do Conselho Superior da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP), da qual ele foi membro.

O corpo de Stangarlini foi velado na sexta-feira, 12, e sepultado no mesmo dia no Cemitério Gethsêmani Morumbi, na Vila Sônia, na zona Sul.

BIOGRAFIA

Além de integrar a ANSP, José Carlos Stangarlini também fez parte de outras entidades do mercado de seguros, como a Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBSC) e a Associação Internacional do Direito do Seguro (AIDA).

Filiado ao PSDB, Stangarlini se elegeu deputado estadual por dois mandatos 1999-2003 e 2003-2007.

No legislativo paulista, foi o autor de leis voltadas ao bem estar social, segurança pública e educação, entre as quais o projeto de lei no 1036, de 1999, para a instituição do ensino religioso como disciplina nas escolas da rede pública estadual de ensino fundamental. O PL se tornaria a lei estadual 10.783, sancionada em março de 2001.

Ainda Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi o autor do projeto de lei que levou à criação do Centro de Orientação e Encaminhamento para pessoas com Necessidades Especiais e Respectivas Famílias (COE), inaugurado em 2006.

Stangarlini foi ainda deputado federal de 2009 a 2011 – assumindo como suplente dos deputados Paulo Renato Souza; Walter Feldmam e Emanuel Fernandes. No Parlamento federal, também legislou a favor da vida e da dignidade humana, tendo integrado as comissões de Educação e Cultura; Relações Exteriores e Defesa Nacional; e Seguridade Social e Família.

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Ao longo de sua vida, Stangarlini fez parte da Renovação Carismática Católica, tendo sido o coordenador deste movimento eclesial na Região Episcopal Sé e seu secretário geral na Arquidiocese de São Paulo. Foi ainda diretor da Associação Kyrios – Encontro com Cristo.

Stangarlini também deu apoio e acompanhamento a organismos da Igreja Católica em São Paulo, como o Arsenal da Esperança, a Toca de Assis, a Aliança de Misericórdia e o Centro de Atendimento do Trabalhador (CEAT). Foi ainda membro do Conselho de Assessoria em Administração e Finanças, da Fundação São Paulo, da Arquidiocese de São Paulo.

(Com informações dos portais Alesp e Câmara Notícias)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários