Morre o Padre Otmar Schwengber, SJ, ex-Diretor nacional do Apostolado da Oração

A Província dos Jesuítas do Brasil comunicou o falecimento do Padre Otmar Jacob Schwengber, SJ, ocorrido na tarde do domingo, 27, em Novo Hamburgo (RS).  

Padre Otmar durante missa (foto: Apostolado da Oração Brasil)

“Com 87 anos de idade, dos quais 65 vividos na Companhia de Jesus, o Padre Otmar nos deixou nesta tarde de domingo para abraçar definitivamente o Cristo de quem foi apóstolo nesta terra. Fazia parte do grupo de muitos jesuítas oriundos de Itapiranga (SC)”, manifestou a Companhia de Jesus na nota de pesar.

Por mais de oito anos, Padre Otmar foi o Diretor Nacional da Rede Mundial de Oração do Papa no Brasil, o Apostolado da Oração – Movimento Eucarístico Jovem. “Nossa eterna gratidão e prece por seu descanso eterno”, consta na nota do Apostolado da Oração.

O velório aconteceu na Comunidade de Saúde e Bem-estar São José, em São Leopoldo (RS) com missa a missa de exéquias na manhã da segunda-feira, 28, após a qual ocorreu o sepultamento no Cemitério dos Jesuítas, junto ao túmulo do Padre Reus, na mesma cidade. 

BIOGRAFIA E TRAJETÓRIA SACERDOTAL

Padre Otmar nasceu em Linha Dourada aos 25 de julho de 1936, fruto da união de Aloísio Schwengber e Petronila Kipper Schwengber. Aos 21 anos, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus em Pareci Novo (RS) no dia 28 de fevereiro de 1958. Ao final do biênio, professou votos como escolástico no dia 06 de março de 1960, quando iniciou o curso de filosofia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo (RS).

Após três anos de estudos, foi destinado a Nova Trento (SC) para realizar a etapa de magistério no Seminário e Paróquia, permanecendo até 1965. Iniciou os estudos teológicos em 1966 também no Colégio Cristo Rei. Ao final do segundo ano, interrompeu os estudos para um período de estágio pastoral na Paróquia São José Operário em Maringá (PR), em 1968. No ano seguinte, de volta ao Cristo Rei, concluiu os estudos teológicos e, ao mesmo tempo, a licenciatura em filosofia.

A ordenação presbiteral ocorreu no dia 7 de dezembro de 1969, em Itapiranga (SC) e, logo em seguida, recém-ordenado, foi enviado para trabalhar como Vigário Paroquial na Paróquia Santíssima Trindade, na Vila Farrapos, em Porto Alegre (RS).

Somada às experiências anteriores e seus talentos para animar o povo e administrar comunidades, esse breve tempo abriu para ele um longo tempo de serviço com a missão principal de ser pároco em diversas partes do sul do país.

Inaugurou seu serviço como pároco, em 1971, na Paróquia São José, em Pareci Novo (RS). De 1973 a 1980 foi a vez da Paróquia São Virgílio, em Nova Trento acolher Pe. Otmar como pároco. Deu continuidade a este ministério na paróquia São Pedro Canísio, em Itapiranga (SC), de 1980 a 1989 e na Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Cascavel (PR), desde o segundo semestre de 1989 até 1994. Neste período, exerceu também a função de Superior, em Nova Trento e Itapiranga.

Depois, foi destinado para ser Auxiliar do Reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, entre 1994 e 1997. De volta ao Brasil, tendo sido enriquecido com a experiência no Pio Brasileiro, entregou-se novamente ao serviço paroquial. Esteve um breve período na Paróquia São Pedro Canísio, em Itapiranga. Entre 1998 e 1999 foi pároco na Paróquia Santo Antônio, em Ubiratã (PR). Colaborou outra vez nas paróquias de Cascavel e Nova Trento entre 2000 e 2001.

O ano de 2002 abriu um novo capítulo na vida ministerial do Padre Otmar, quando foi destinado para atuar como Diretor Espiritual Arquidiocesano do Apostolado da Oração em Florianópolis, aí permanecendo até 2006. O Sacerdote destacou-se no serviço ao Apostolado da Oração e, em 2006 foi-lhe pedido para trabalhar como Diretor Nacional do AO, transferindo-se para São Paulo (SP), aí permanecendo por oito anos.

Em 2015, voltou a atuar brevemente como pároco, desta vez em Pelotas (RS), na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. No ano seguinte, foi convidado a colaborar uma vez mais como Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, em Florianópolis, onde permaneceu até 2021.

Desde 2022 vivia na Comunidade de Saúde e Bem-estar São José, em São Leopoldo (RS). Com a saúde debilitada, recebeu muito cuidado e atenção até que descansou definitivamente. 

Fontes: Província dos Jesuítas do Brasil e Rede de Oração do Papa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários