Na ExpoCatólica, estados divulgam programações de festas religiosas

Maior feira de produtos e serviços para o segmento católico na América Latina acontece até domingo, dia 21, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte

De repente, o barulho das conversas nos estandes da ExpoCatólica é interrompido por cânticos marianos e olhares se voltam para um dos corredores do Pro Magno – Centro de Eventos, onde uma pequena réplica da imagem de  Nossa Senhora de Nazaré é conduzida em uma singela procissão.

Essa manifestação da piedade popular pôde ser acompanhada em alguns momentos da Feira, iniciada na quinta-feira, 18, e que prossegue até domingo, 21, na zona Norte de São Paulo.

A réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré pode ser venerada pelos fiéis no box da Secretaria de Turismo do Pará, um dos estados que têm divulgado na ExpoCatólica a sua programação de festas religiosas e do turismo a elas atrelados.

“No Círio, a nossa maior festa religiosa, chegamos a ter cerca de 300 mil turistas, apenas no fim de semana principal da festa. Somado todos os 15 dias, porém, chegamos a 1 milhão de pessoas, vindas do exterior e de caravanas de diferentes partes do Brasil”, disse ao O SÃO PAULO Rosemary Rebelo, diretora da Secretaria de Turismo do estado do Pará.

Além do Círio de Nazaré, que ocorre sempre em outubro, no segundo domingo da Páscoa, levando milhões de pessoas às ruas de Belém, a Secretaria de Turismo do Pará tem divulgado outras festas tradicionais na Feira, como a Marujada, em homenagem a São Benedito, que acontece no município de Bragança, no nordeste do Pará, em dezembro.

Há ainda o Sairé, realizado na cidade de Santarém, uma piedade popular em louvor ao Espírito Santo.

Em 2023, o Círio chega a edição número 231, uma tradição que nem a pandemia de COVID-19 foi capaz de interromper. “Nos anos mais intensos da pandemia, em 2020 e em 2021, foi feito um sobrevoo de helicóptero com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. E das janelas de suas casas, as pessoas eram abençoadas pela imagem”, recordou Rosemary.

O Círio voltou às ruas em 2022, e neste ano a expectativa é que participem cerca de 3 milhões de pessoas ao longo dos 15 dias de festa.

DEVOÇÕES MODIFICAM A ROTINA DE CIDADES CAPIXABAS

O governo do estado do Espírito Santo também está com um estande na ExpoCatólica. Uma das tradições divulgadas é a Festa de Nossa Senhora da Penha, que ocorre em março. Neste ano, no último dia, a festa levou às ruas de Vila Velha cerca de 250 mil pessoas.

Também está sendo apresentado o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade de Anchieta, que após dois anos de restauro foi reaberto ao público em 2021, e desde então tem se verificado um aumento expressivo no fluxo de fiéis à cidade, especialmente na proximidade da memória litúrgica de São José de Anchieta, em 9 de junho, quando há uma relíquia em primeiro grau do santo, um pedaço da tíbia.

“Em Anchieta, o nosso turismo principal é de sol e praia e agora, após as obras de restauro, está sendo intensificado o turismo religioso, agregando valor ao local”, disse Caio Mozer, secretário de Turismo de Anchieta.

Outra cidade capixaba que tem tido um grande fluxo de fiéis é Ibiraçu, conhecida inicialmente pela Capelinha de Nossa Senhora da Saúde, que ainda hoje é mantida, mas foi erguida a seu lado um santuário mariano com capacidade para mil pessoas sentadas, mantido pela Diocese de Colatina.

Felix Castro, da secretaria de Turismo de Ibiraçú, conta no dia votivo de Nossa Senhora da Saúde, o dia 21 de cada mês, há grande fluxo de fiéis, e de modo especial em 21 de novembro, na memória litúrgica de Nossa Senhora, mobilizando o setor de restaurantes e hotéis, da cidade que fica a 64 quilômetros da capital do estado, Vitória (ES).

NO RN, A MAIOR ESTÁTUA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Também a empresa de promoção do Turismo do Rio Grande do Norte, a Emprotur, está com um estande na ExpoCatólica. De acordo com Molga Freira, o estado tem verificado a expansão do número de turistas que vão a festas religiosas ou templos, bem como o aumento de turistas idosos.

Um dos atrativos no estado é a maior estátua de Santa Rita de Cássia que existe no mundo, com 56 metros de altura (contando os pedestais), localizada no município de Santa Cruz, a 100 quilômetros de Natal (RN), próxima a qual há também um santuário. “É um santuário novo, existe há 13 anos. No próximo ano, já teremos um teleférico na cidade”, detalhou.

Também tem sido feita a divulgação para o roteiro turístico de Nísia-Floresta, cidade onde foi realizada a Campanha da Fraternidade pela primeira vez, em 1962; e também pelas cidades onde viveram os protomártires do Brasil.

PELOS CAMINHOS DA FÉ NA BAHIA

Outro estado que está com estande montado na ExpoCatólica é a Bahia. Um dos roteiros de turismo religioso divulgado é o dos Caminhos da Fé, na cidade de Salvador, um itinerário que envolve a passagem pela Basílica Santuário Conceição da Praia, Igreja Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, Mosteiro do Salvador, Paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, Santuário Santa Dulce dos Pobres e Basílica Santuário Senhor do Bonfim.

Além da região metropolitana, há muitas romarias tradicionais no interior do estado, envolvendo a piedade popular de vaqueiros, motoqueiros, agricultores entre outros públicos específicos, uma movimentação que gera impactos positivos à dinâmica das cidades.

“O crescimento da ida de romeiros em Bom Jesus da Lapa, por exemplo, proporcionou a melhoria das ruas, inauguração de praças, e outras melhorias de infraestrutura aos romeiros, como a ampliação na quantidade de hotéis”, detalhou João Paulo Lelis, promotor de políticas culturais e de turismo do estado da Bahia, um processo que está em plena expansão.

“Há na Bahia um roteiro de fé com santuários com muita potência, e a partir do momento que temos uma santa canonizada da Bahia há a ampliação disso”, detalhou Lelis, ao aludir ao que tem se verificado após a canonização de Irmã Dulce.

Ilnah Oliveira, coordenadora de turismo religioso católico da Secretaria de Turismo da Bahia, ressaltou a preocupação em bem capacitar as pessoas que trabalham em hotéis, restaurantes e outros serviços para bem atender os turistas. “Entendemos que quando o turista se desloca, ele vem para realizar um sonho e deseja uma experiência diferente do que ele vivencia no dia a dia”, comentou, destacando que a Bahia é um estado de grande tradição católica.

(Colaborou: Karen Eufrosino)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários