Organismos internacionais visitam comunidades afetadas pelas chuvas na Bahia

CNBB e Cáritas Brasileira organizam visita de representantes da União Europeia e do Unicef

Itabuna (BA) – Foto: Guthierry Andrade

A partir da segunda-feira, 3, até o sábado, 8, uma comitiva com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Caritas Brasileira e do Regional Nordeste 3 da CBBB vai acompanhar o especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, e a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Valquíria Lima, numa agenda de visitas às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia de dezembro e janeiro: Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Ibicarí, Floresta Azul, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju.

Os organismos internacionais estão se mobilizando, junto às dioceses e paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, para se somarem aos esforços de ajuda e colaboração com as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Brasil.

De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.

Solidariedade

A ação se soma à Campanha#SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, realizada desde o dia 11 de dezembro de 2021 pela Cáritas Brasileira e pela CNBB. Os recursos arrecadados serão destinados ao apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Participarão da agenda de reuniões os bispos da diocese de Ilhéus, Dom Giovani Crippa; Itabuna, Dom Carlos Alberto dos Santos; Teixeira de Freitas, Dom Jailton de Oliveira Lino; o representante da Unicef/ONU, Bebeto Galvão, e gestores públicos locais como o vice-prefeito e secretário de desenvolvimento social de Ilhéus, Rubenilton Santos da Silva, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, a secretária de assistência social de Itabuna, Andréa Simas e o secretário de agricultura e meio ambiente de Itabuna, Moacir Smith Lima.

Roteiro e agendas de visitas:

Confira na agenda, as cidades que serão visitadas e os nomes de todos os membros que acompanham a comitiva.

Fonte: CNBB e Cáritas Brasileira

Deixe um comentário