Orquestra de Sucata: um espetáculo de sustentabilidade

Grupo Musical constrói seus próprios instrumentos reaproveitando itens de reciclagem. Mais de 50 mil pessoas já foram impactadas e conscientizadas a partir da iniciativa

Foto: Orquestra de Sucata

Quando você pensa em uma orques­tra, o que lhe vem à mente? A versão clássica com violinos, violoncelos e ins­trumentos de alto padrão, com músicos em trajes finos?

Mas e se for uma orquestra um pou­co diferente?

Nela, uma panela velha e uma lata de biscoitos se transformam no braço do violino.

A flauta e o saxofone reaproveitam um cano de PVC.

Um carrinho de mão assume a vez do contrabaixo.

Uma forma de bolo vira violão.

O carrilhão é feito de chaves.

A guitarra é de lata.

O piano é formado por garrafas de vidro com água em diferentes níveis, até atingir a nota musical desejada.

O pandeiro é feito de pedaços de madeira.

Enfim, todos os instrumentos são produzidos a partir de materiais recicláveis.

Na Orquestra de Sucata, o que era lixo se transforma em música, arte e cul­tura, unidas à conscientização ambiental.

DO LIXO AOS PALCOS

A Orquestra de Sucata surgiu em 2014, na cidade de Santa Maria (RS), idealizada pelos professores de música Durval Fernandes e Rosa Alice Casais.

“Fomos contratados para dar aulas em uma escola pública em que os alunos não tinham condições para comprar os instrumentos musicais. Isso nos inquie­tou. Como dar aula assim? Então, surgiu a ideia de confeccionar os próprios ins­trumentos, reaproveitando itens reciclá­veis”, relembra Rosa Alice, a professora DóRéMi, idealizadora e coordenadora artística do projeto.

Em 2018, a Orquestra migrou para São Paulo por meio de leis de incentivo e atualmente apresenta espetáculos mu­sicais e oficinas em escolas e palcos pelo Brasil.

O projeto contabiliza cerca de 50 mil pessoas impactadas e conscientizadas, mais de 150 espetáculos realizados em escolas e empresas. Ao todo, 20 estados já receberam ao menos uma apresenta­ção do projeto.

A Orquestra é composta de 15 pes­soas, entre professores, profissionais de comunicação e marketing, dos quais nove são músicos que compõem a banda.

RESSIGNIFICAR A REALIDADE

Foto: Orquestra de Sucata

“Nossa Orquestra de Sucata tem o propósito de levar ao público apresen­tações artísticas utilizando instrumentos alternativos, confeccionados de sucata e materiais reciclados. Cada apresentação (nas escolas ou nos teatros) é uma gran­de festa e uma aula de como a reciclagem e o uso consciente dos recursos podem mudar e ressignificar a realidade e o en­torno em que vivemos”, destacou Rosa Alice em entrevista ao O SÃO PAULO.

“Já viajamos a vários estados com o intuito de promover a arte, a cultura e a conscientização ambiental e a sustenta­bilidade”, mencionou a professora, pon­derando a necessidade de falar sobre o tema com as crianças e os adolescentes.

“O cuidado com o planeta é respon­sabilidade de todos. Pautar este tema com uma abordagem lúdica e educativa garante conhecimento sobre a importân­cia da reciclagem para o meio ambiente. Essa abordagem por meio da música tor­na mais atrativo o aprendizado e reper­cute para além da sala de aula”, frisou a professora.

FAZER A DIFERENÇA

Jozene Noal de Oliveira, 26, é a dire­tora de comunicação da Orquestra. Ela contou que para além da necessidade de produzir os próprios instrumentos, cada pessoa que passa pelas oficinas ou tem contato com a Orquestra muda seu modo de agir frente ao lixo que produz.

“As crianças, por exemplo, passam a atuar fora da escola e se tornam agentes de transformação em suas famílias, no bairro, no parque. Elas passam a querer cuidar e preservar não só o local onde vi­vem, mas de uma forma geral em todos os lugares que frequentam”, destacou.

“Nosso propósito é levar ao público apresentações artísticas, utilizando ins­trumentos alternativos, confeccionados de sucata e materiais reciclados. Cada apresentação é uma grande festa e uma aula de como a reciclagem e o uso cons­ciente dos recursos podem mudar a re­alidade em que vivemos”, mencionou a diretora de comunicação.

Jozene ressaltou que o trabalho re­alizado pelo projeto impacta de forma positiva a sociedade. “Fazer a diferença é nossa missão e colher os frutos é gratifi­cante. A música tem o poder de conectar pessoas e unir propósitos, e por meio dos nossos instrumentos, espalhamos a im­portância da sustentabilidade. Após nos­sa passagem pelas escolas, pais e profes­sores têm-nos enviado mensagens com os frutos das nossas ações. Por exemplo, crianças, adolescentes, jovens e adultos têm ressignificado e buscado alternati­vas para a coleta do lixo em seus prédios. Isso nos enche de orgulho”, disse.

RITMO E ALERTA

A Orquestra de Sucata trabalha com diferentes estilos musicais, adaptando a linguagem e o repertório conforme o público.

“O ritmo é a música brasileira, sem­pre buscando cantar nossas músicas au­torais com o intuito de chamar a atenção e alertar para o cuidado com o planeta”, falou a professora DóRéMi.

“O público que assiste ao nosso espe­táculo fica encantado ao ver chaves, latas, galões e garrafas de vidros emitindo um som transformado em canção e afinado. O show acontece a partir dos itens de su­cata e, claro, por onde passamos deixa­mos um rastro de música e sustentabili­dade.”, destacou Jozene.

MÃOS À OBRA!

Que tal aprender a fazer um instrumento ai na sua casa ou na escola?

FAÇA UM TAMBOR E INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO

www.youtube.com/watch?v=ye_z5VQPlBQ

APRENDA A FAZER UM PIANO DE GARRAFAS

www.youtube.com/watch?v=2hikBrLmNLA

CONHEÇA O PROJETO:

No Youtube: www.youtube.com/@orquestradesucata

No Instagram: @orquestradesucata

Por Roseane Welter
Especial para O São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários