Papa aos jovens de Scholas Ocurrentes reunidos em SP: cultivem o valor da gratuidade

A mensagem do Pontífice encerrou o VI Encontro Mundial de Jovens, na quinta-feira, 26, do qual participaram cerca de 100 pessoas, de 25 países

Vatican Media/Arquivo

Como esperado, o Papa Francisco participou de mais um Encontro Mundial de Jovens da fundação pontíficia Scholas Ocurrentes, por meio de uma mensagem em vídeo.

A atividade ocorreu na cidade de São Paulo entre os dias 23 e 26, em parceria com a World ORT. A educação como ferramenta para a construção de um diálogo inter-religioso e intercultural dos jovens para uma cultura de paz esteve no centro do debate.

A MENSAGEM DO PAPA

As palavras do Papa foram compartilhadas  no último dia do evento, na quinta-feira, 26, e se dirigiram a um público formado por cerca de 100 jovens provenientes de 80 cidades de 25 países.

Francisco começou agradecendo pelo trabalho realizado em prol da educação, que é de “reflexão e também de testemunho”, com três palavras-chave:

“Movimento, gratuidade e encontro. O encontro para ser humano e não comercial, tem que ser gratuito. Para que haja um encontro, é preciso que haja um movimento. Então, como você pode ver, essas três palavras indicam algo muito humano.”

As atividades compartilhadas em eventos do gênero visam promover, assim, a cultura do encontro, que é o eixo conceitual da iniciativa para responder ao apelo do Papa Francisco, criador do movimento educacional internacional do Scholas Ocurrentes.

O VI Encontro Mundial de Jovens foi encerrado com a plantação da tradicional oliveira da paz e o compromisso de realizar o próximo encontro no ano que vem.

Do Papa, por meio da mensagem em vídeo, também veio um agradecimento especial às autoridades dos movimentos organizadores e também àquelas locais, que acolheram a iniciativa em São Paulo.

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários