Papa e CNBB expressam condolências pela morte de Dom Falcão

“Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”, palavras do Papa Francisco no telegrama de pesar pela morte de Dom José Freire Falcão, emérito de Brasília

Arquidiocese de Brasília

Na manhã da segunda-feira, 27, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou o telegrama de condolências enviado pelo Papa Francisco pela morte do cardeal emérito de Brasília Dom José Freire Falcão, ocorrido na noite de 26 de setembro.

O telegrama foi enviado ao Arcebispo de Brasília Dom Paulo Cezar Costa no qual o Santo Padre manifesta seu “pesar pela notícia do falecimento do Cardeal José Freire Falcão” e  continua “desejo expressar minha união em oração com a arquidiocese de Brasília, a família do defunto e quantos choram a sua morte”.

O Papa ainda acrescenta: “Confio à misericórdia de Deus o amado Cardeal, recordando-me da sua preciosa colaboração nos diferentes organismos da Santa Sé e dos meus encontros com este pastor apaixonado pela evangelização. Ele era solícito em colocar os dons recebidos do Senhor ao serviço do Povo de Deus e dos seus irmãos Bispos sobretudo nos anos que o viram presidente da Conferência Episcopal”. “Dou graças ao Pai do Céu pelo seu ministério episcopal em que ele se prodigalizou com generosidade conduzindo pelos caminhos do Evangelho o povo que lhe fora confiado, com o mesmo zelo com que realizara os seus serviços precedentes”.

“Enquanto confio à materna proteção da Virgem Maria os seus doridos bem como o Senhor Arcebispo, quantos o coadjuvam no seu ministério e todos os fiéis da Arquidiocese, de coração lhes concedo extensiva aos participantes nas exéquias confortadora Bênção Apostólica”.

Nota de Condolências da CNBB pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão

Brasília-DF, 26 de setembro de 2021

Estimado irmão, dom Paulo Cezar Costa,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cardeal Dom José Freire Falcão, arcebispo emérito da arquidiocese de Brasília (DF), neste domingo, 26 de setembro.

Agradecemos a Deus a contribuição que o Cardeal deu à conferência episcopal do Brasil, servindo-lhe como assessor  na área litúrgica e também estando à frente, como presidente, do Movimento de Educação de Base (MEB).

Segundo bispo dessa Igreja Particular no Distrito Federal, dom José ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, preparou a recepção ao Papa em 1991, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais, entre outras coisas. Sempre fiel ao seu lema episcopal, “In humilitate servire” (“Servir na humildade”), descansa agora junto ao Pai. 

Nossa solidariedade ao senhor, aos familiares, amigos e todo o povo de Deus na Arquidiocese de Brasília, onde esteve a serviço por mais de 20 anos como pastor.

Receba nosso abraço e nossas orações pelo descanso eterno do Cardeal José Freire Falcão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

(Com informações de Vatican News e CNBB)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários