Papa Francisco nomeia Dom Marcony Vinícius como novo Arcebispo Militar do Brasil

CNBB

A Santa Sé anunciou, neste sábado, 12 de março, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por dom Fernando José Monteiro Guimarães ao governo pastoral do Ordinariado Militar do Brasil, por motivo de idade. Foi nomeado como novo arcebispo ordinário militar o até então bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF) dom Marcony Vinícius Ferreira.

Novo arcebispo militar

Nascido em 3 de março de 1964, dom Marcony Vinícius é filho de Francisco Canindé Ferreira e de Maria do Céu Barroso. Nascido em Brasília, foi o primeiro sacerdote ordenado na arquidiocese cujo nascimento se deu na mesma. Com a designação para o ministério episcopal, tornou-se o primeiro bispo nascido na capital federal.

O novo arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil estudou no Seminário Menor Bom Jesus, cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora de Fátima, ambos em Brasília.

Foi ordenado diácono em 8 de dezembro de 1987 pelo então bispo auxiliar de Brasília dom Geraldo Ávila. Em 3 de dezembro de 1988, foi ordenado sacerdote pelo arcebispo de Brasília à época, dom José Freire Falcão.

No decorrer do seu ministério sacerdotal, desempenhou inúmeros cargos: foi pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Sobradinho (1989-1993), e da Catedral Metropolitana de Brasília Nossa Senhora Aparecida (1996-2010); foi coordenador arquidiocesano de Pastoral; membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; vigário episcopal para o Vicariato Centro (1996 a 2007) e vigário geral da arquidiocese de Brasília (2008 a 2011).

Foi ainda responsável pelo jornal litúrgico dominical Povo de Deus em duas ocasiões (1989-2003 e 2006-2011); e colaborou em grandes eventos sediados em Brasília: como na organização da visita do Papa São João Paulo II em 1991; e o XVI Congresso Eucarístico Nacional, em 2010, do qual foi responsável pelo Secretário Geral e coordenador da Equipe de Liturgia.

Formações

Dom Marcony Vinícius tem pós-graduação na área de Liturgia pelo Instituto Teológico Pastoral da América Latina (ITEPAL), em Bogotá. Especializou-se em Teologia Litúrgica, frequentando primeiramente o Pontifício Ateneu Santo Anselmo (1993-1996) e depois o Instituto de Teologia Litúrgica da Universidade Santa Cruz (2011-2012), em Roma.

Ministério episcopal

Em 19 de fevereiro de 2014 foi nomeado bispo titular de Vertara e bispo auxiliar de Brasília pelo Papa Francisco, sendo ordenado em 12 de abril de 2014, na Catedral de Brasília pelo arcebispo emérito de Brasília, cardeal José Freire Falcão. Foram os co-consagrantes o então arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha, e o arcebispo emérito de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis.

Atualmente, dom Marcony é o bispo referencial para a Pastoral Litúrgica no Regional Centro-Oeste da CNBB.

Novo bispo emérito

CNBB

Dom Fernando José Monteiro Guimarães nasceu aos 19 de julho de 1946, na cidade do Recife (PE), filho de Antônio Monteiro Guimarães e Judith Bacelar Guimarães. Frequentou o Seminário Menor dos Redentoristas em Garanhuns (PE), entre 1958 e 1961, continuando os estudos no Seminário Redentorista de Campina Grande (PB), em 1962 e 1963.

Após o Noviciado, emitiu a Profissão religiosa na Congregação dos Redentoristas aos 25 de janeiro de 1965. Cursou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Redentorista de Juiz de Fora (MG), entre 1965 e 1969. Sua ordenação presbiteral foi no dia 15 de agosto de 1971, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campos (RJ).

De 1972 a 1980, trabalhou na arquidiocese do Rio de Janeiro, como assessor do cardeal Eugênio de Araújo Sales, membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da arquidiocese.

A partir de 1980, exerceu diversas funções na Santa Sé. Mais tarde, a partir de 2000, foi chefe do departamento que se ocupa da vida e do ministério dos Sacerdotes no mundo, na Congregação para o Clero.

Dom Fernando Guimarães é doutor em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, da Pontifícia Universidade do Latrão de Roma (1989), e mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade da Santa Cruz de Roma.

No dia 12 de março de 2008, foi nomeado pelo Papa Bento XVI bispo diocesano de Garanhuns (PE). A ordenação episcopal aconteceu em Roma, no Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no dia 31 de março do mesmo ano. Tomou posse na diocese no dia 1º de junho de 2008.

No dia 6 de agosto de 2014, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo do Ordinariado Militar do Brasil. Tomou posse em 7 de outubro de 2014, em Brasília (DF).

Durante seu ministério episcopal, dom Fernando atuou como membro do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, no Vaticano. Em janeiro de 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI visitador apostólico da Eparquia de Nossa Senhora do Paraíso dos católicos greco-melquitas no Brasil, tendo concluído a sua missão em dezembro de 2011.

O novo arcebispo emérito recebeu diversas condecorações, como a Medalha Pro Ecclesia et Pontifice, concedida pelo Vaticano, e ordens honoríficas das Forças Armadas.

Saudação da CNBB a Dom Marcony Vinícius Ferreira

Estimado irmão, Dom Marcony Vinícius Ferreira,

Recebemos com alegria a notícia de sua nomeação como novo Arcebispo Ordinário Militar do Brasil. Nessa nova missão, possa o Espírito Santo o inspirar para esse serviço de especial singularidade, à frente daqueles que acompanham espiritualmente os militares do nosso País.

Junto com nossas felicitações e votos de um frutuoso ministério, gostaríamos de oferecer essa reflexão do Papa Francisco, para iluminar sua trajetória:

“Neste período, no qual estamos a viver uma «terceira guerra mundial por etapas», vós sois chamados a alimentar nos militares e nas suas famílias a dimensão espiritual e ética, que os ajude a enfrentar as dificuldades e as interrogações muitas vezes dilacerantes, ínsitas neste peculiar serviço à Pátria e à humanidade”.
(Discurso do Papa Francisco aos capelães militares participantes no IV Curso de Formação em Direito Internacional Humanitário).

Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, o acompanhe e proteja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Agradecimento a Dom Fernando José Monteiro Guimarães

Estimado irmão, Dom Fernando José Monteiro Guimarães,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal, que agora entra em nova etapa, com a emeritude.

Receba o nosso agradecimento pela dedicação ao Povo de Deus da Diocese de Garanhuns, no Pernambuco, e aos fiéis sob os cuidados pastorais do Ordinariado Militar do Brasil.

Que esta nova etapa de sua vida, com as graças próprias do tempo, seja oportunidade de fortalecer ainda mais sua consagração, frutificando em bênçãos para a Igreja.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo eleito de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Fonte: CNBB

Deixe um comentário