Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Papa Leão XIV nomeia Dom Teodoro Tavares como Bispo da Diocese de Santiago, em Cabo Verde

Papa Leão XIV nomeia Dom Teodoro Tavares como Bispo da Diocese de Santiago, em Cabo Verde - Jornal O São Paulo
Reprodução CNBB

O Papa Leão XIV nomeou na manhã desta segunda-feira, 16, Dom Teodoro Mendes Tavares, C.S.Sp., até então Bispo da Diocese de Ponta de Pedras (PA), como o novo Bispo de Santiago de Cabo Verde. A nomeação encerra um ciclo de profundo serviço pastoral no Brasil, onde Dom Teodoro dedicou mais de uma década à Igreja, notadamente na Arquidiocese de Belém e na Diocese de Ponta de Pedras, deixando um legado de vitalidade e dedicação à missão amazônica.

Serviço no Pará: da assessoria à liderança diocesana

Nascido em Cabo Verde em 1964, Dom Teodoro Mendes Tavares foi ordenado sacerdote em 11 de julho de 1993. Enviado em missão ao Brasil no ano seguinte, desempenhou, na Prelazia de Tefé, no Amazonas, funções como vigário geral (2000 a 2011); pároco nos municipios de Alvarães, Carauari e Uarini; pároco de Bom Jesus, em Tefé; coordenador do Centro Profissional Tefé e superior dos espiritanos do distrito da Amazônia (2003-2011). 

Sua consagração episcopal ocorreu em 2011, quando foi nomeado Bispo Titular de Verbe e Auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará, sob a liderança da época. Este período inicial permitiu ao recém-ordenado bispo conhecer de perto a realidade da Igreja na região amazônica, um conhecimento que se revelou fundamental para seu ministério.

Em 2015, Dom Teodoro assumiu a liderança da Diocese de Ponta de Pedras, também no Pará. Como Bispo Diocesano, ele conduziu a Igreja local, enfrentando os desafios impostos pelas vastas distâncias e pelas complexidades sociais da região. Sua atuação foi marcada pela dedicação aos fiéis, um testemunho de fé e serviço que ecoa o espírito missionário da Conferência Nacional dos Bispos no Brasil CNBB no Regional Norte 2.

Neste período, ele já atuava como referência em temas de unidade, sendo responsável pela Pastoral Ecumênica da Arquidiocese e também pela Pastoral das Comunidades Ribeirinhas, refletindo seu conhecimento adquirido com o título de mestre em Ecumenismo pelo Trinity College, em Dublin (1995), além de sua pós-graduação em Desenvolvimento com especialização em Estudos Franceses Modernos. Seu trabalho dedicado à comunhão e ao diálogo foi reconhecido, culminando em sua nomeação em julho de 2025 como membro do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso do Vaticano, além de ser o atual presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo da CNBB, atestando sua profunda inserção na estrutura de comunhão da Igreja.

Dom Irineu Roman ressalta a colaboração e dedicação de Dom Teodoro

Dom Irineu Roman, presidente do Regional Norte 2, falou sobre a nomeação de Dom Teodoro Mendes Tavares para a Diocese de Santiago de Cabo Verde. “Foi uma surpresa para nós do Regional Norte 2 e também particularmente para mim, a nomeação do Dom Teodoro Mendes Tavares para Diocese de Cabo Verde”, iniciou Dom Irineu.

Reconhecendo a grandeza da nova missão, Dom Irineu ressaltou o valor do colega que assume nova missão: “Tudo é graça. Deus é bom, Deus é Pai. Nós estamos entregando para a Igreja de Cabo Verde um grande amigo, um grande companheiro de trabalho, grande colega de trabalho.”

Finalizando seus votos, Dom Irineu desejou felicidade e sucesso “Desejo e faço votos que o Dom Teodoro seja muito feliz, que ele possa realizar uma excelente missão lá em Cabo Verde, na sua terra natal, na região africana. Depois de ter servido a Amazônia com tanto zelo, com tanto empenho, assim como religioso, antes de ser bispo e depois como bispo auxiliar em Belém e como agora bispo de Ponta de Pedras.”

A despedida do Brasil

O trabalho realizado por Dom Teodoro no Pará é exaltado por sua dedicação em um cenário que exige grande mobilidade e proximidade com as comunidades ribeirinhas e isoladas. Ele deixa o Brasil após anos de serviço, levando consigo a experiência adquirida no trato com a diversidade cultural e os desafios ambientais da Amazônia.

A nomeação de Dom Teodoro ocorre após a aceitação da renúncia pastoral do Cardeal Arlindo Gomes Furtado ao governo da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

Fonte: CNBB Norte 2

Deixe um comentário