Pelo Instagram, um ‘olhar integral’ para a realidade brasileira a partir da Doutrina Social da Igreja

O Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP inicia um programa de postagens no Instagram para comentar sobre a  realidade brasileira atual à luz da Doutrina Social da Igreja.

O projeto denominado “Olhar Integral” é voltado ao público universitário, mas não só a ele. O coordenador do Núcleo, o sociólogo Francisco Borba Ribeiro Neto, ressalta que “a Doutrina Social da Igreja se caracteriza por não ser partidária, de esquerda ou de direita, progressista ou conservadora, mas integral, buscando sempre acolher os acertos e condenar os erros em todas as posições”.

No clima polarizado e ideologizado encontrado no Brasil atualmente, a equipe do Núcleo Fé e Cultura desenvolveu um “método” para abordar as questões procurando manter-se fiel ao magistério católico, sem incentivar partidarismos.

“Em todo tema polêmico, procuramos ouvir, compreender e encontrar os aspectos positivos e as motivações de cada posição”, explica Borba. “Feito isso, buscamos nos documentos da Doutrina Social da Igreja um discernimento não só sobre o problema, na sua forma final, mas também sobre as motivações e os argumentos de cada lado. Procuramos apresentar a conclusão final desse trabalho em textos curtos e abertos, para que cada leitor possa chegar a sua própria conclusão, tendo como base a Doutrina da Igreja, mas dialogando com suas posições pessoais”.

POR QUE NO INSTAGRAM?

O uso de postagens no Instagram foi escolhido porque permite uma interação rápida, na qual um fato pode ser comentado imediatamente, dispensando encontros e estudos mais demorados, que muitas vezes são inviáveis na vida agitada de nossos tempos, além de até concorrerem com as atividades dos cristãos engajados em suas comunidades, movimentos e paróquias.

Existe uma atenção especial para os posicionamentos do magistério em relação a temas políticos candentes, como os programas sociais de renda mínima ou o déficit público, mas também sobre questões culturais, como afetividade e sexualidade, ou as interpretações distorcidas de pronunciamentos dos papas.

Alguns dos posts são apresentados sob a forma de perguntas e enquetes, dando um aspecto mais lúdico à interação entre o leitor e o projeto.

Ficou curioso? Acesse e confira OLHAR INTEGRAL

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Carlos Camargo
Carlos Camargo
2 anos atrás

Parabéns pela preciosa iniciativa!