Semana de Direito Canônico abordará a reforma da Cúria Romana

Entre os dias 24 a 26 de outubro, a Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo realizará a 19º Semana de Direito Canônico. 

Vatican Media

O evento, que acontece na modalidade on-line, das 9h às 11h30, abordará a Constituição Apostólica “Praedicate Evangelium”, que destaca a reforma da Cúria Romana e seu serviço à Igreja no mundo. 

A abertura oficial da semana será realizada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da Faculdade de Direito Canônico. 

Entre os conferencistas da semana estão o Monsenhor Marco Mellino, Secretário do Conselho dos Cardeais; Padre Simone Renna, Subsecretário do Dicastério para o Clero; doutora Linda Ghisoni, Subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida; Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Mestre em Direito Canônico; e Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília e Subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos. 

As informações e inscrições podem ser obtidas aqui.

PRAEDICATE EVANGELIUM

Em 19 de março de 2022, o Papa Francisco promulgou a nova Constituição Apostólica sobre a Cúria Romana e seu serviço à Igreja e ao mundo. O documento entrou em vigor no dia 5 de junho. 

A Constituição foi fruto de um longo processo de escuta, iniciado com as Congregações Gerais que antecederam o Conclave de 2013. O novo documento substitui a “Pastor Bonus” de São João Paulo II. 

Entre as inovações mais significativas está a unificação do Dicastério para a Evangelização da precedente Congregação para a Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização: os dois chefes de dicastério se tornam pró prefeitos, porque a prefeitura deste novo Dicastério é reservada ao Papa. De fato, a Constituição diz: “O Dicastério para a Evangelização é presidido diretamente pelo Romano Pontífice”.

Também é instituído o Dicastério para o Serviço da Caridade, representado pela Esmolaria, que assume, assim, um papel mais significativo na Cúria:

“O Dicastério para o Serviço da Caridade, também chamado Esmolaria Apostólica, é uma expressão especial da misericórdia e, partindo da opção pelos pobres, os vulneráveis e os excluídos, exerce em qualquer parte do mundo a obra de assistência e ajuda a eles em nome do Romano Pontífice, o qual, nos casos de particular indigência ou de outra necessidade, disponibiliza pessoalmente as ajudas a serem alocadas”.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários