Signis Brasil realiza 4ª Assembleia Geral Ordinária, em São Paulo, e elege nova diretora

Foto: CNBB

A Signis Brasil realizou de 25 a 27 de novembro sua 4ª Assembleia Geral Ordinária, com a presença de representantes de setores, veículos e profissionais da comunicação católica. O encontro aconteceu na Casa de Retiro das Irmãs Paulinas, na Raposo Tavares, em São Paulo e também pôde ser acompanhado de forma virtual, através das redes sociais.

Com início na noite de sexta-feira, a programação contou com a palestra do presidente da Signis América Latina e Caribe, Carlos Ferraro, que apresentou a atual conjuntura da associação no contexto do continente latino-americano-caribenho.

Citando o lema da Signis – Comunicação para uma Cultura de Paz – o professor sublinhou a importância de uma comunicação que promova a justiça e valores do Evangelho: “Se nos encontramos num espaço de comunicação cristã, esta não pode ser outra que não a de transformação social e essa é a missão e a função da Signis ALC”.

Sinodalidade e comunicação

O sábado começou com a conferência do bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG) e presidente da Comissão  para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Giovani Mol.

Ele falou sobre “Sinodalidade na Comunicação: oportunidades e desafios no mundo virtual”. “A sinodalidade precisa ser uma marca indelével na Igreja”, disse dom Mol durante sua exposição. Para ele, é preciso que isso seja muito bem compreendido pelos meios de comunicação para uma transformação para melhor.

“Eu tenho a impressão de que muitos estão mostrando que não sabem onde querem chegar ou estão, por meio da comunicação, mostrando que pretensamente cada um tem certeza de onde quer chegar, mesmo que sejam pontos diferentes de chegada. Quando a gente fala da chegada, nós nos referimos ao Reino de Deus, ao Evangelho do Reino. Se for outra coisa, com certeza estaremos enganando aqueles que nos veem, nos ouvem, aqueles que leem o que produzimos, escrevemos”.

No período da tarde, representantes dos setores de Rádio, TV, Impressos, Jovem, Educomunicação e Administrativo fizeram suas prestações de contas referentes as atuais gestões.

Eleições para setores e diretoria

A Assembleia, que ocorre a cada três anos, elegeu a diretoria da Signis Brasil para o triênio 2023-2026 e também os coordenadores dos setores.

Alessandro Gomes foi reconduzido à presidência da Signis.

“Caminhar juntos. Foi essa frase que usei quando tomei posse no mandato passado. Nada foi de decisão exclusiva do presidente, foi decisão colegiada sempre e eu espero que nesse novo momento, nessa nova diretoria também seja assim. A palavra que eu vou deixar aqui hoje é a palavra que a gente escolheu para a Assembleia: Sinodalidade. Esse é convite que eu faço à diretoria e ao conselho fiscal: para que nós tenhamos sinodalidade que também é caminhar juntos. Um pouco mais do que isso: além de caminhar é estarmos juntos, unidos pelo coração”, disse Gomes.

Para a gestão executiva também foram eleitos Geizom Sokacheski, como vice-presidente, Angelica Lima, como secretária-geral e Jéssica Maia, como tesoureira.

O Conselho Fiscal da Signis Brasil tem agora como membros titulares: Giuliana Gomes, Franklin Machado e Matheus Coimbra; são suplentes: Horácio Baez, irmã Helena Corazza e João Carlos Romanini.

Alguns setores já têm novos coordenadores. Para o setor Signis Rádio, Felipe Zangari, da Rádio Brasil Campinas foi eleito coordenador, acompanhado do padre Inácio de Medeiros, da Rede Aparecida (Aparecida – SP); Jorge Teles, da Central Cultura de Comunicação (Guarapuava – PR) e irmã Solange Silva, da Congregação das Irmãs Paulinas.

O setor de TV passa a ser coordenado por Nelson Batistote, da Milícia da Imaculada, tendo como vice, Francisco de Barros Vilela, da TV Horizonte. A Signis Jovem terá à frente Franklin Machado e Educomunicação segue com irmã Helena Corazza. O setor de impresso ainda não definiu seu novo coordenador.

A Assembleia encerrou na manhã de domingo, com a celebração da missa e posse dos eleitos.

Fonte: CNBB

Leia mais
Leitura Orante da Palavra de Deus abre a Semana de Comunicação
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários