Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) abre inscrições para novos sócios

Fé e razão precisam caminhar juntas. Promover essa união deve ser o norte e a missão dos cientistas católicos. A convergência entre ciência e religião promete ser cada vez mais forte com a união dos pesquisadores em torno dessa causa, por meio da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos. A SBCC é um espaço de diálogo nas universidades e procura construir pontes entre a academia e a Igreja. Busca contribuir com a ação pastoral, por meio de suporte científico para as decisões da Igreja, sempre acompanhada por padres e bispos e com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Se você se sente chamado a ser católico no ambiente acadêmico, o momento de fortalecer essa vocação é agora: a SBCC está com as inscrições abertas para novos sócios. Para se inscrever, basta acessar o site,  preencher uma ficha de inscrição e, após aprovação do comitê científico, pagar a anuidade de R$120,00. Além de contribuir com a pesquisa no campo da religião, os associados terão acesso a diversas iniciativas, como descontos em eventos, convites para lives específicas com os participantes da sociedade e vivência de momentos de espiritualidade.

O presidente da SBCC, Everthon Oliveira, destaca a contribuição dos cientistas católicos nessa crise pandêmica que vivemos. “Estamos convidando sócios e parceiros a se envolverem em soluções. Podemos destacar um estudo de modelagem que teve como foco avaliar a contribuição ao enfrentamento da pandemia dado pela Igreja no Brasil ao suspender as missas com lotação de fiéis.  Esse estudo pode mensurar a importância social da medida, a despeito do impacto pastoral. É um exemplo de como a ciência também pode auxiliar na missão da Igreja e na tomada de decisões pastorais. Outros projetos, como apoio ao desenvolvimento de respiradores artificiais, estão sendo apoiados pela SBCC”, frisou o professor.

A SBCC é responsável pela realização do Congresso Humanismo Solidário. A próxima edição será em Salvador, em 2021. Trata-se de um momento de interatividade em que os membros e convidados apresentam temas pertinentes em várias interfaces da sociedade, em prol do bem comum.

A primeira edição do Congresso Humanismo Solidário acolheu pesquisadores de mais de 70 instituições, cientistas que fazem eco ao ensinamento do papa João Paulo II, em sua encíclicaFites et ratio: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de O conhecer a Ele, para que, conhecendo-O e amando-O, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio”.

SBCC nas redes sociais

Acompanhe a SBCC nas redes sociais: @catolicosnaciencia para Instagram e Facebook. No YouTube a página é SBCC Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários