Adolescente sem ter feito a 1ª Eucaristia pode ser padrinho de Batismo?

Hoje respondo à seguinte dúvida da Maria da Silva: “Padre Cido, tenho um bebê e gostaria que meu irmão fosse o padrinho do meu filho. No entanto, ele tem apenas 17 anos e ainda não fez a 1a Eucaristia. Isso seria um empecilho para o Batismo?”. 

Maria, de todo o coração, eu vou responder a você. Eu entendo e tenho a certeza de que você quer o melhor para o seu filho. Tanto que escolheu o seu irmão como padrinho do bebê. Mas, minha irmã: ser padrinho de Batismo não é apenas uma homenagem que você está fazendo a uma pessoa! Dar uma criança para alguém para batizar é muito mais que uma homenagem, é uma responsabilidade que você passa para alguém e que este alguém recebe. 

Quando alguém assume ser padrinho de Batismo, assume ser pai na fé e acompanhar o crescimento espiritual do afilhado, assume o compromisso de dar testemunho de fé e orar por seu afilhado. Se é grande essa responsabilidade, Maria, como é que seu irmão poderá assumi-la se nem a 1a Eucaristia ele fez. 

O padrinho, como os pais, têm que ser espelho para o filho e o afilado. Eu penso que seu irmão, como um sinal de carinho para com você que o convidou para padrinho de seu filho, deve procurar sua paróquia e se preparar para a 1a comunhão e viver com mais intensidade a fé. 

Eu não estou dizendo para ele não ser padrinho. Estou dizendo para ele que acerte seus passos com Deus para acompanhar o afilhadinho com amor e respeito. Se ele se recusa a isto, ele até poderá batizar seu filho, minha irmã, mas será uma mera testemunha de que o batizado aconteceu. Ser padrinho, porém, é muito mais do que testemunhar um ato religioso. É assumir uma paternidade espiritual. 

Explique isso ao seu irmão, viu?

guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Nelma Sena Braga
Nelma Sena Braga
8 meses atrás

Fui convidada para ser madrinha , estudei a catequese mas não cheguei a finalizar por motivos de eu ser criança e nesse ano aconteceram coisas no núcleo familiar e acabou que eu nao conclui, cresci e tenho vergonha de dizer que eu não chegeui a fazer 1 comunhão! O que eu faço? O batizado é em fevereiro e eu nao sei o que fazer!

Jaqueline Anjos
Jaqueline Anjos
6 meses atrás

Boa tarde. Tenho uma filha de 5 anos e quero que meu filho mais velho batiza ela. Ele já tem ah Eucaristia só não o crisma. Ele tem 18 anos . Ele pode ser o padrinho né.