Ajoelhar-se ou não no momento da consagração?

A Maria Francinete, da Vila Guilherme, vai à missa regularmente, mas algumas vezes já ouviu dizer que na hora da consagração não é necessário se ajoelhar. “Isso é verdade?”, ela pergunta.

Maria Francinete, eu vou ler para você as orientações da Igreja sobre os gestos e as posições do corpo durante a missa. Veja bem, minha irmã, não são orientações que saíram da cabeça de um leigo, de um padre ou bispo. Elas vêm da própria Santa Sé, para que os gestos e posições do corpo marquem bem a unidade da Igreja. Quem inventa coisas fora destas orientações, por mais que tenha boa vontade, não está dando um testemunho de comunhão com a Igreja.

As instruções sobre posições do corpo estão na introdução do Missal Romano, que é aquele livro que todos os padres usam na missa. Diz lá, no número 43: “Os fiéis permaneçam de pé, do início do canto da entrada, ou enquanto o sacerdote se aproxima do altar, até a oração do dia, inclusive. Ao canto do ‘Aleluia’ antes do Evangelho; durante a proclamação do Evangelho; durante a profissão de fé e a oração universal; e do convite do ‘Orai, irmãos’, antes da oração sobre as oferendas até o fim da missa, exceto nas partes citadas em seguida. Sentem-se durante as leituras do Evangelho e durante o salmo responsorial. Durante a homilia e durante a preparação das oferendas; e, se for conveniente, enquanto se observa o silêncio sagrado após a comunhão. Ajoelhem-se, porém, durante a consagração, a não ser que por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração façam uma inclinação profunda enquanto o sacerdote faz genuflexão após a consagração”. 

Está aí a resposta que você queria, minha irmã.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Marcel Alves Martins
Marcel Alves Martins
3 anos atrás

Boa tarde!

Faltou a palavra “antes” na frase: “Sentem-se durante as leituras do Evangelho e durante o salmo responsorial”.

O correto é “Sentem-se durante as leituras antes do Evangelho e durante o salmo responsorial”.

Att