Ano letivo começando, como está a rotina?

Férias terminando, ano letivo presencial finalmente começando. Que alegria! No entanto, não podemos esquecer que, para que tudo funcione bem, para que as crianças tenham uma vida escolar positiva, aprendam, descansem e se organizem, uma boa rotina é fundamental. 

A rotina organiza o dia das crianças e de toda a família, proporcionando um clima mais tranquilo, apesar da correria cotidiana. Eu sei que o dia a dia é repleto de imprevistos e que, muitas vezes, os adultos têm dificuldades em controlar a própria rotina, porém, preciso dizer a vocês: já são adultos, formados e capazes de encarar os imprevistos que surgirem; seus filhos ainda não: precisam ter uma ordem mais clara dos acontecimentos para poderem aproveitar bem cada uma das atividades do dia.

Com isso, trago à consciência de vocês a realidade clara: eles não têm que se adaptar à rotina maluca de vocês, adultos; ao contrário, vocês precisam possibilitar a eles, que estão em fase de formação e crescimento, as condições adequadas para isso. Pensem, criem, encontrem recursos, mas priorizem as necessidades dos seus filhos: eles dependem de vocês.

Sugiro que comecem colocando ordem no sono. Tenho percebido, com muita preocupação, que as crianças estão sem um bom hábito de sono – dormem pouco, em horários inadequados, precisam de muita ajuda para “pegar” no sono… Enfim, carregam para o dia os prejuízos de noites maldormidas: agitação, chatice, dificuldade de concentração, dificuldades de aprendizagem, distúrbios no crescimento. Só por causa do sono? Sim, podem acreditar. Dormir mal traz muitos danos para qualquer pessoa, especialmente para as crianças, que estão em fase de crescimento e aprendizagem.

As rotinas de sono delas têm sido afetadas diretamente pelo ritmo de trabalho dos pais, especialmente na cidade de São Paulo. Chega-se a casa muito tarde, o jantar acaba acontecendo mais tarde, os pais querem conversar, conviver, brincar com os filhos ao chegarem… resultado: crianças dormindo muito tarde, agitadas, sem uma rotina de sono que as ajude a descansar de verdade.

Papais e mamães, atenção: preservem a rotina de sono de seus filhos. Isso é uma prioridade na infância. Existem alguns pontos que precisam ser cuidados: Horário de se deitar e de se levantar – criança precisa dormir cedo e se levantar cedo, independentemente da rotina de trabalho dos pais. A partir de 1 ano, a criança já precisa ir para a cama entre 19 e 20 horas, isso mesmo. Parece muito cedo, né? Mas esse é o horário mais adequado. Se a criança adormece nesse horário, a liberação do hormônio do crescimento, ou Growth Hormone (GH), terá condições de ser liberado e atuar de modo adequado. A criança descansará durante à noite e despertará ao amanhecer, aproveitando acordada o melhor horário do dia.

Acordar a criança no horário também deve ser parte da rotina – nada de deixar a criança despertar sozinha depois de um determinado horário. Se ela não acordou até as 7h, podemos despertá-la. Se dormir até tarde, não terá sono na hora de se deitar. Eu sei: ficamos tentados a deixá-la dormindo mais, afinal, a casa fica tranquila, alguns pais têm horário mais flexível para entrar no trabalho, enfim, comodidades. Mas, como sempre digo por aqui: educar não é fácil, requer esforço, dá trabalho, mas é missão dos pais – não podemos negligenciar.

“Pegar” no sono sozinho – é importante que a criança tenha autonomia de “pegar” no sono sozinha, sem depender sempre de um adulto. Trabalhar no crescimento das crianças pressupõe cuidarmos desses passos que, aparentemente, são tão pequenos, mas que fazem toda a diferença na autoconfiança e na autoestima. Ensinar essa autonomia é possível a partir de 1 ano de idade.

Hábito se conquista com o exercício constante – não espere falar, explicar ou fazer essa rotina por alguns dias e ter resultado imediato. Nós, adultos, por experiência, sabemos que hábitos demoram a ser conquistados. Quando você se conscientiza de que o que está propondo ao seu filho é bom para a saúde e para a vida dele, tem força para se manter constante no exercício, mesmo que custe. Portanto, sempre digo: persistência e constância são virtudes indispensáveis aos pais. Lutem por aquilo que sabem que será um bem para seus filhos.

Enfim, espero que todos consigam ajustar suas rotinas e oferecer aos filhos o melhor possível para esse retorno tão esperado. Que seja um ano letivo de muita aprendizagem e crescimento para pais e filhos.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários