Testemunhas do reino de Deus

O Domingo de Cristo Rei marca a conclusão do ano litúrgico e nos confronta, na simbologia dessa celebração, com o nosso futuro: para onde vamos e para onde vão a Igreja e a humanidade? Nossa vida tem uma meta, queiramos nós ou não: o encontro final com Cristo glorioso, Senhor e Juiz de nossa história e da história do mundo.

Essa também é a meta da existência da Igreja, presente no mundo e caminhando na História: chegar ao encontro do seu Senhor glorificado, prestar-Lhe contas e receber Dele a participação no “reino eterno”, com todos aqueles que já fazem parte da Igreja celeste. E, como nos recorda a boa filosofia, a meta, presente na natureza das coisas e na nossa intenção, determina o processo vital, assim como as nossas escolhas e ações. Portanto, ao olharmos para o futuro escatológico da nossa existência, somos também confrontados com o nosso caminhar diário e nossas escolhas.

A festa litúrgica de Cristo Rei traz para o centro dessa reflexão o conceito de “reino de Deus”. Jesus anunciou a chegada do reino de Deus como uma alegre e boa notícia para a humanidade. E convidou todos a acolherem esse reino, a se converterem, vivendo em conformidade com ele. Com muitas parábolas, Ele explicou como acontecem as coisas no reino de Deus e como esse reino se manifesta no meio dos homens. E desfez as falsas expectativas em relação ao reino de Deus, dizendo que ele não é identificável com os reinos do mundo, nem disputa poder com eles. A quem imaginava que o reino de Deus viria de maneira espetacular, ou por meio de um golpe de força, Jesus afirmou que o reino de Deus não virá de maneira ostensiva e que, de fato, já está no mundo e age no meio de nós.

O reino de Deus representa, pois, o bem supremo para o homem e todas as criaturas; e se faz presente no mundo quando as coisas são como Deus as quer, livres de distorções e maldades. O paraíso terrestre era a imagem do reino de Deus realizado no mundo, mas ele foi deturpado e perdido, quando o pecado entrou no mundo e o homem preferiu dar ouvidos ao Tentador, em vez de continuar a ouvir a Deus. O pecado introduziu a desordem no mundo, o “antirreino” do Maligno, o grande inimigo do reino de Deus e das criaturas.

Por aí compreendemos o convite que Jesus faz ao anunciar a boa-nova da chegada do reino de Deus: “Convertei-vos e crede no Evangelho!” A acolhida do reinado de Deus e a adesão a ele requerem mudança de vida e renúncia ao antirreino. Reino de Deus e reino do pecado não podem conviver. Jesus explica, por meio de várias parábolas, como acontecem as coisas no reino de Deus e qual deve ser a atitude daqueles que o acolhem. O reino de Deus requer vigilância constante, para não cair na tentação de abandoná-lo; requer, também, operosidade, abertura e colaboração com Deus, assimilação e vivência dos valores do reino de Deus, como a justiça, o respeito, o amor, a paz. Requer humildade e reconhecimento de que o reino é de Deus, e não somos nós os seus autores e principais protagonistas; em vez disso, somos colaboradores e servidores do reino de Cristo e de Deus.

A Igreja, formada por todos os batizados, é a comunidade dos discípulos de Cristo e testemunhas do reino de Deus no mundo. Foi para isso que Jesus chamou os discípulos e os enviou para anunciar a todos a boa-nova do reino de Deus. Esse testemunho é dado mediante as muitas expressões da vida nova que brotam do Evangelho. Também cada cristão, pessoalmente, deve dar o testemunho do reino de Deus mediante sua vida diária, nos âmbitos pessoal, social e profissional.

Assim, entendemos melhor o significado do lema do sínodo arquidiocesano: “Deus habita esta cidade. Somos suas testemunhas”. Sim, esta é nossa missão: testemunhar, de muitos modos diferentes, que o reino de Deus já está no meio de nós, oferecendo sinais de que isso é perceptível, apesar de ainda ser de modo imperfeito. Parte desse testemunho também são o anúncio explícito do Evangelho, a prática das obras de misericórdia e a vivência do espírito das bem-aventuranças. A festa de Cristo Rei nos faz olhar para o futuro e para o cotidiano de nossas vidas com novos olhos.

Colunas Relacionadas

Testemunhas do reino de Deus

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Assine nossa Newsletter