Deus se faz pequeno entre os pequenos

Aproxima-se o Natal, data significativa para nós, cristãos, que recordamos o mistério da Encarnação. Mistério maravilhoso que nos mostra o quanto Deus quis se fazer um de nós. Ele não se encarna entre reis e rainhas, num palácio cheio de riquezas e de luxo. Deus se manifesta por meio de Maria e José, pessoas humildes, os mais simples do seu povo.

Deus se faz pequeno entre os pequenos. É ali na periferia que Ele se manifesta. E é também na periferia que nós devemos buscar o Senhor nos dias de hoje. Para combater o individualismo e a indiferença, precisamos de uma cultura do encontro: ir ao encontro daqueles que perderam a esperança e a alegria de viver.

Pensemos no drama dos milhares de refugiados, migrantes, sem teto, pessoas em situação de rua de nossa grande cidade, tirados de sua vida, de sua dignidade, são desprezados e vítimas do preconceito.

A Sagrada Família também viveu esse drama, fugindo do rei Herodes, símbolo do poder.

São Francisco de Assis, quando pede que se faça um presépio em Greccio, quer que todos percebam a simplicidade da encarnação de Deus.

Que possamos em nossas casas, famílias e comunidades olhar para o presépio e recordar que o Natal nos fala da simplicidade das coisas de Deus, não das mesas fartas e corações vazios, não de presentes caros e da falta de amor e de caridade.

Que em nossas famílias possamos viver o Natal plenamente, recordando a generosidade da família de Nazaré. Um Feliz e Santo Natal para você e sua família!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários