A blasfêmia ou pecado contra o Espírito Santo

10º Domingo do Tempo Comum – 06/06/2021

Os escribas e fariseus tinham inveja de Jesus, pois o povo o seguia. Não podendo superá-lo com argumentos, procuravam desmoralizá-lo com calúnias: “Eis um comilão, bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores!”; “Ele não vem de Deus, pois não observa o sábado” (Jo 9,16) etc. Jesus os tolerou com paciência, até que foram longe demais.

Ao afirmarem que os exorcismos realizados pelo Senhor seriam obra do próprio demônio, extrapolaram o simples ressentimento e denegriram o que era manifestamente bom e divino! Chamaram de Beelzebu ao Espírito do Senhor. O Redentor lhes corrigiu: “Quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno” (Mc 3,29).  

Na Trindade, o Pai é o Ser; o Filho é a Sabedoria; e o Espírito Santo é o Amor ou Bondade. Pois bem: há pecados cometidos por “falta de ser”, por inconsistência. Somos fracos, temos a alma ferida, limitações e rachaduras como as da argila. Há pecados cometidos por “falta de sabedoria”: por ignorância; por não se atinar com a gravidade de uma ação; por não se prever as suas consequências; ou por se pensar, em boa fé, fazer um bem.

Há outros pecados, porém, que são cometidos contra a bondade mesma de Deus, com malícia e obstinação. Isso acontece quando alguém se move pela inveja, pela vingança ou pelo orgulho. Quantos persistem no mal apenas para não “dar o braço a torcer”, para não confessar humildemente: “Eu errei, e feio”! Todo pecado é passível de perdão. O pecado contra o Espírito Santo, contudo, consiste na resistência deliberada à bondade divina. Quem o pratica é como um enfermo que está diante do remédio para sua doença, mas o recusa. A única “vacina” que nos previne contra isso é a humildade. 

O primeiro pecado contra o Espírito Santo é se desesperar da própria salvação. É uma falta contra a misericórdia de Deus, que está sempre disposto a perdoar quem se arrepende. O segundo consiste na atitude oposta: presumir ser salvo sem precisar se arrepender e receber o perdão. É uma ofensa à justiça de Deus. Ambos têm raiz na atitude de se apoiar somente nas forças humanas e não no Senhor.   

O terceiro é a negação de uma verdade reconhecida como tal. Quem rejeita a verdade – como faziam os escribas diante de Jesus – já optou pelas trevas. O quarto é ter inveja das graças que Deus faz para o próximo, entristecendo-se com o crescimento do Reino de Deus no mundo. O quinto é a obstinação no pecado, isto é, a decisão voluntária de não se abandonar uma conduta sabidamente pecaminosa. Por fim, o sexto pecado contra o Espírito Santo é a impenitência final: o propósito, até ao momento da morte, de não se arrepender dos próprios pecados. 

Como se vê, não é tanto uma “espécie” de pecado que é irremediável, mas sim a atitude que se pode ter diante das próprias culpas. Com fé, arrependimento, esperança em Deus e humildade, existe remédio para qualquer pecado! Sempre é tempo! Mas com orgulho, dureza e obstinação, dizemos “não” à bondade divina.   

13 comentários em “A blasfêmia ou pecado contra o Espírito Santo”

    • A resposta que te dou é: Se você está preocupado se blasfemou ou não, é por que não blasfemou, pois quem cometeu esse pecado não tá nem aí para isso pois não quer saber de arrependimento.

  1. Também vivo afligida com medo desse pecado, ou até de ja ter cometido de alguma forma, entrei em depressão tomei antidepressivos e hj vivo melhor, tenho buscado muita força em Deus tds os dias clamo pela misericórdia dele e peço pra que se de alguma forma sem perceber eu o tenha cometido que me perdoe, nao quero passar a eternidade excluída do reino…e tds os dias também em minhas orações eu peço para Deus ajudar a tds que vivem com esse medo ou que cometeram e hj lutam para ter o certeza do perdão, e angustiante vc viver dessa forma só Jesus msm para ter misericórdia de nós que sofremos com esse tipo de medo

    Responder
  2. Tô ajudando minha mãe em uma pesquisa de teologia! E toda vez que ajudo ela nessas pesquisas eu aprendo muitooo… como é bom saber mais sobre o que agrada ou desagrada a DEUS…

    Responder
  3. Boa tarde! “Eu cometi esse pecado eu acho,eu xinguei” e tem me atormentado muito!! Mas eu me sinto bem com Deus!! Se não confirmou a blasfêmia eu acho que não pecou! Vi isso num post aqui. Mas é isso. Algum pastor me responde aí ou qualquer dia vou perguntar algum pastor se pequei ou não

    Responder
    • Eu não sou pastora mas se voce se arrepender de todos os seus pecados pedir perdao a Deus , E pedir pedir pelo pecado contra o Espirito Santo ( A Blasfémia ) Pedir verdeiramente comecar a ter intimidade com deus rezar jejuar, orar , ler a biblia pedir pra ele pra que voce tenha constancia comprometimento , pedir pra ele te dar sabedoria discernimiento entendimento tudo isso pelo Espirito Santo peça ao Espirito Santo pra ele habitar e morar dentro do seu coracao , entrega todas as areas da tua vida na mao dele , comecar a ter essas atitudes . Deus perdoa sim a blasfemia só é pecado se voce nao se arrepender nunca de cometer esse pecado e todos os outros , ai ele não vai te perdoar. Eu não sei se você tem you tube mais tem um canal muito bom que a moça e guiada pelo espirito santo o nome dela É: Ana Julia Avelar Carvalho.

  4. Olá,poderiam me ajudar numa coisa,recentemente tenho tidos muitos pensamentos ruins contra Deus e o espírito santo,pensamentos esses que vem donada,eu sempre me sentir muito mal quando eles vinham e sempre pedia perdão e sempre tentava pensar ao contrário deles,o problema é que de tantos eles virem eu acabo pensando por contra própria,como se fosse um vício, e que se eu não pensasse ficava ruim pra caramba, ou as vezes sem querer,eu sempre me sinto ruim na hora mais depois eu fico deboas.
    Ei ainda posso ter o perdão de Deus?

    Responder

Deixe um comentário