Na missa, a oração do Pai-nosso deve ser cantada ou rezada?

A Ana Amélia, de Brasília (DF), pergunta se há alguma regra na Igreja a respeito de se cantar a oração do Pai-Nosso nas missas. Minha irmã, no passado, o Pai-nosso era cantado em latim e nas missas solenes. Com a reforma litúrgica, o Pai-nosso pode ser rezado ou cantado, com a participação de todo o povo.

O Pai-nosso inicia o rito eucarístico. É uma oração chamada dominical e aqui esta palavra nada tem a ver com o domingo. Sim, porque é a oração do Senhor. Rezar ou cantar o Pai-nosso é se preparar para a Santa Comunhão. Os filhos em torno da mesa do altar se dirigem ao Pai e lhe fazem os sete pedidos:

1. Santificado seja o vosso nome,
2. Venha a nós o vosso Reino;
3. Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
4. O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
5. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido;
6. Não nos deixeis cair em tentação;
7. Mas livrai-nos do mal.

A oração do Pai-nosso se prolonga com o sacerdote dizendo: “livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado, e protegidos de todos os perigos, enquanto vivendo a esperança, aguardamos a vinda do Cristo Salvador”. E o povo irrompe numa declaração bonita: “Por que vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre!”.

Nas missas festivas, na Páscoa semanal que é a celebração da missa aos domingos, pode-se cantar o Pai-nosso. Soleniza muito mais a celebração.

É isso, minha irmã. Um abraço fraterno a você.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários