Na Quaresma, as imagens nos lares também precisam ser cobertas?

A Vilma, do Jardim das Rosas, me escreve com a seguinte dúvida: “Tenho um altar com várias imagens. Quero saber se agora na Quaresma preciso cobri-las?”

Vilma, você me lembra muitas pessoas do passado e de hoje também que têm um cantinho em casa em que colocam suas imagens e objetos de devoção. Isso é sinal de uma fé muito bonita, marcada por aquilo que é chamado pelos estudiosos de religiosidade popular. Nesses cantinhos, as pessoas fazem suas orações, suplicam graças para si e pelos outros. Quem dera que todos os lares fossem assim marcados pela fé.

Vamos à sua pergunta: você sabe que não é de hoje que as imagens de nossas igrejas são cobertas durante a Quaresma. Há uma razão para isso. A Igreja quer que nada desvie a nossa intenção dos mistérios de nossa redenção que iremos celebrar na Páscoa. Quer que nos concentramos somente em Cristo. Por isso, os santos são cobertos. Na noite festiva da Páscoa, as imagens serão descobertas.

No caso das imagens que temos em casa, não vejo a necessidade de cobri-las. Nada impede, porém, de que você as cubra também, desde que a intenção seja a da Quaresma: não deixar que nada desvie a nossa atenção de Cristo que, por nosso amor vai se entregar à morte, e morte na cruz, e depois ressuscitar ao terceiro dia, mostrando-nos que o amor é mais forte do que a morte. Boa Quaresma para você e uma Páscoa muito feliz depois.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários