O católico pode ir a um casamento realizado em outra profissão de fé?

A leitora, aqui da capital paulista, pede para não ser identificada. Eis a sua dúvida: “Sou católica e faço parte do grupo de liturgia de minha paróquia. Minha sobrinha vai se casar em um centro de umbanda e me convidou. Eu devo ir?”

Minha irmã, se sua sobrinha é umbandista, tudo bem. Por respeito à opção dela, creio não ter problema algum você ir a esta celebração. Afinal, devemos primar pelo diálogo inter-religioso, devemos ter profundo respeito pelas convicções religiosas dos outros. Quando falamos em respeito ao diferente, esse respeito deve existir também quando o assunto é religião.

Agora, se sua sobrinha for católica e se recusou a casar-se na Igreja Católica, penso que você estará sendo omissa se não lembrá-la de que o sacramento do Matrimônio é muito mais do que um casamento, uma celebração em outra religião. O sacramento do Matrimônio católico é uno, indissolúvel e é voltado à felicidade dos dois, à procriação e à educação na fé dos filhos.

Entretanto, veja se você não vai escandalizar alguém que vir você em um centro de umbanda. Pense também que, fazendo parte do grupo de liturgia, você poderá não ser bem compreendida. É claro que a sua presença neste casamento não significa, de forma alguma, sua adesão à umbanda.

Eu aconselho você a procurar o seu pároco e pedir-lhe um aconselhamento. O que ele disser certamente ajudará você a se decidir. Fique com Deus. E continue servindo a sua comunidade na Pastoral da Liturgia.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários