‘O demônio é real’?

Esta foi a pergunta, simples e direta, feita a mim pelo Marcos Paulo, de Bertioga (SP). Meu irmão, não há porque duvidar da existência do demônio. A Sagrada Escritura fala dele, Jesus expulsou o demônio. Em um rápido folhear na Bíblia, vamos ver o demônio incomodando as pessoas e Jesus Cristo mostrando sua autoridade sobre ele.

Porém, Marcos Paulo, é preciso que tenhamos no coração uma verdade que às vezes parece que não nos damos conta: quando vemos espetáculos de exorcismos na televisão, quando vemos filmes sobre possessão diabólica, quando se fazem espetáculos em que pessoas incorporam o demônio, somos levados a colocar o acento sobre o demônio, quando o demônio já foi vencido por Cristo na cruz.

Veja você, Marcos Paulo, como o demônio é figurado na cabeça das pessoas. Colocamos chifres nele, o olhar arregalado, fogo saindo da sua boca. O demônio é mostrado com um tridente na mão, com um rabo cuja ponta é em forma de lança. A gente se esquece, porém, de que o demônio é muito mais traiçoeiro, porque ele se traveste de bonzinho e nos tenta com argumentos que nos parecem irrefutáveis. Nada impede que vejamos agindo o demônio do ódio, da divisão, do sensualismo exacerbado, do egoísmo, da incredulidade,

Há possessões diabólicas? Claro que há. Jesus agiu contra muitos demônios que perturbavam as pessoas. Antes, porém, de atribuirmos todo mal ao demônio, vale a pena refletir sobre nossa responsabilidade no mal que existe no mundo. Atribuir ao demônio o mau uso de nossa liberdade, nosso fechamento para o amor, é uma fuga terrível. Por que não reconhecer que nossas escolhas nem sempre são corretas? Que Deus nos dê essa consciência.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários