O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

O Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz recordar a cada ano o Mistério da Vida. Mistério Revelado na Encarnação do Verbo Divino. Há exatos 2022 anos recordamos a presença Redentora do Filho de Deus que assumiu a carne humana, sem perder a Divindade, para nos salvar.  Mesmo com todos os nossos problemas e questionamentos, precisamos celebrar a vida e nos lembrar do nascimento do Salvador da Humanidade.

A cada Natal eu procuro entender Maria Santíssima e São José. Compreender melhor a manjedoura, o estábulo e as condições da vinda do Redentor no meio da humanidade. As luzes e os enfeites reluzentes, as árvores e os presépios decorados, muitas vezes, me fazem permanecer na exterioridade das celebrações. O movimento das ruas e os alaridos dos transeuntes afugentam o real significado do momento festivo!

O menino reclinado na manjedoura é Cristo Jesus! Como dimensionar o coração de Nossa Senhora? Quais eram os seus pensamentos e quais eram os seus desejos como mulher e mãe? Quais eram os seus objetivos e o pensar do futuro para si e os seus familiares, o carpinteiro e o Menino Deus? Essas perguntas cabem a São José. Sabemos que Maria Santíssima é a Mãe de Deus e São José é o tutor e o guardião do Filho de Deus. 

Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos encontrar caminhos acertados para as nossas famílias. Necessitamos aprofundar as nossas reflexões, para conduzir os nossos bons propósitos e reiterar nossa meta de vida, para bem viver conosco mesmo e com os nossos familiares e amigos.

O Natal é tempo oportuno e essencial para aprofundarmos os nossos questionamentos! Tempo apropriado para olhar os nossos atos realizados, para melhorarmos sempre as nossas atitudes. Perdoar e avançar nas práticas propositivas do bem querer.

Eu chego à compreensão do Natal e da fragilidade daquela noite encantadora e, ao mesmo tempo, venturosa. Deus se Revelou igual a nós e a todas as famílias na nossa humanidade. Um momento cercado de tantos questionamentos e dúvidas. Na pequenez do Menino está Deus. Jesus Cristo é toda a Divindade em toda a Humanidade, menos no pecado. Quando damos tempo às festividades do Natal e observamos o Menino na manjedoura, nós começamos a compreender o Mistério Revelado. Nesse instante, averiguamos que o Altíssimo nos sugere que devemos aprofundar sobre o significado da data do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Natal, portanto, é tempo de nos reunir com a família e entorno ao Presépio, rever nossas atitudes pessoais, familiares, eclesiais e humanitárias. Natal é o momento singular de sentir nossas fraquezas e debilidades e almejar as virtudes que nos aproximam de Deus e do próximo. De fato, no nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrado a cada ano, nós nos encontramos diante de Deus Revelado que está, carinhosamente, em auxílio às nossas súplicas. Reconhecendo o Mistério do Menino Deus entre nós, podemos e devemos, como família e entre amigos, celebrar o banquete e nos alegrar com as luzes e o vai e vem dos transeuntes. A Meta é o Salvador e Redentor. O tempo é de celebrar e de nos alegrar e realizar momentos felizes e melhores para todos os homens e mulheres de boa vontade. 

Padre José Ulisses Leva é professor de História da Igreja na PUC-SP.   

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários