O que significa na Bíblia: ‘Que os mortos enterrem seus mortos?’

Esta é a dúvida da Ana Alice, de Osasco (SP). Minha irmã, há pelo menos três explicações para esse texto. 

Primeira: o homem que queria primeiro sepultar o pai para depois seguir a Jesus pedia um tempo porque o pai dele ainda estava vivo. Se estivesse morto, ele, o filho, não estaria ali diante de Jesus.

Segunda explicação: há estudiosos que entendem que o pai daquele homem estava morto mesmo, e Jesus exigiu que ele deixasse o enterro e o seguisse.

Terceira: há os que falam que Jesus exigiu daquele homem o ato heroico de colocar o amor a Cristo acima do amor aos pais.

Eu fico com a primeira versão. Jesus pediu que o jovem o seguisse imediatamente e não esperasse o pai morrer. Não faltaria quem sepultasse seu pai.

O que é bonito nesse texto é o chamado de Cristo de um lado e a resposta ao chamado, que Cristo pediu fosse pronta, imediata, sem inventar desculpas. 

Há ainda que se pensar que seguir Jesus é se abrir a uma vida plena e cheia de sentido que Ele nos oferece.

Enfim, vale lembrar que o amor a Cristo deve iluminar todos os demais amores de nossa vida. Fique com Deus, minha irmã.

35 comentários em “O que significa na Bíblia: ‘Que os mortos enterrem seus mortos?’”

  1. Tem uma tradução equivocada da escritura hebraica para nossa língua, onde a palavra “refaim” foi traduzido para mortos, não sei se é o caso tem que verificar, entende-se por “refaim” os nefilins ou seja seres caídos, sendo assim pode ser porque a data de 02 de novembro ” dia de finados” ou seja dos mortos é referenciado aos nefilins e não os seres humanos mortos da linhagem de adão…prestam este culto a eles, pois sua alma esta presa nessa dimensão até o juizo, pois não são criação de Deus…

    Responder
  2. Acho que Jesus quis dizer que a morte não é tão importante quanto dizem. Ele estava falando em desprendimento, desapego. Ele estava dizendo que a verdade é mais importante do que tudo nesta vida. Enfim, foi um ensinamento que ele deixou com essas palavras duras, e eu entendo e concordo plenamente. Não é para pormos em prática esse ensinamento ao pé da letra, mas sejamos mais desprendidos, encaremos a morte como algo natural, não façamos drama de algo tão natural, tão comum a todos.

    Responder
  3. Como contribuição, Acredito que Jesus possa ter se referido aos mórtos em Cristo, ou seja, todo aquele que não segue e não aceita Jesus, já “está morto”, mesmo em vida.

    Deixe que os mortos (vivos) enterrem seus mortos (morto) seria a expressão para designar as pessoas que vivem distante de Deus.

    Responder
    • O meu discernimento é em comum com o seu Jesus está falando dos mortos na incredulidade Por que não crê no filho de Deus, portanto esses enterram os que morrem na carne

Deixe um comentário