O que significa na Bíblia: ‘Que os mortos enterrem seus mortos?’

Esta é a dúvida da Ana Alice, de Osasco (SP). Minha irmã, há pelo menos três explicações para esse texto. 

Primeira: o homem que queria primeiro sepultar o pai para depois seguir a Jesus pedia um tempo porque o pai dele ainda estava vivo. Se estivesse morto, ele, o filho, não estaria ali diante de Jesus.

Segunda explicação: há estudiosos que entendem que o pai daquele homem estava morto mesmo, e Jesus exigiu que ele deixasse o enterro e o seguisse.

Terceira: há os que falam que Jesus exigiu daquele homem o ato heroico de colocar o amor a Cristo acima do amor aos pais.

Eu fico com a primeira versão. Jesus pediu que o jovem o seguisse imediatamente e não esperasse o pai morrer. Não faltaria quem sepultasse seu pai.

O que é bonito nesse texto é o chamado de Cristo de um lado e a resposta ao chamado, que Cristo pediu fosse pronta, imediata, sem inventar desculpas. 

Há ainda que se pensar que seguir Jesus é se abrir a uma vida plena e cheia de sentido que Ele nos oferece.

Enfim, vale lembrar que o amor a Cristo deve iluminar todos os demais amores de nossa vida. Fique com Deus, minha irmã.

16 comentários em “O que significa na Bíblia: ‘Que os mortos enterrem seus mortos?’”

  1. Tanto o pai, quanto o filhos estão mortos!
    Somente a verdade liberta.
    Qual a diferença entre o corpo do pai morto e do filho?
    Apenas o estado do corpo, um pulsa, o outro não pulsa.
    Espiritualmente a humanidade está morta.
    Acorde, desperte para a verdadeira vida, você é luz, é luz do amor.

    Responder
  2. Eu entendi de outra maneira. Quando jesus diz que os mortos enterrem seus morto é porque que não conhece o evangelho da salvação esta morto pois não aceitou jesus e esta morto no pecado. Naquele momento tanto faz se era morte fisica ou espiritual jesus disse os mortos enterrem seu mortos então todo lindo ali tava morto no pecado, e o rapaz queria voltar no meio dos mortos mesmo estando com a vida (jesus) muitas vezes a pessoa vai na igreja, ouve a palavra entende mas quer ir dar a última despedida no mundo em uma festa em um aniversário, uma noitada com os amigos (no meio da morte) e muitas vezes fica lá porque não quis compromisso com jesus que a vida eterna . “Eu quero seguir jesus porque ele é bom mas antes eu vou aproveitar só um pouquinho minha juvenetude ” Cuidado pra você não ficar sem a vida eterna com jesus . Amém ?!

    Responder

Deixe um comentário