Esta é a dúvida da Ana Alice, de Osasco (SP). Minha irmã, há pelo menos três explicações para esse texto.
Primeira: o homem que queria primeiro sepultar o pai para depois seguir a Jesus pedia um tempo porque o pai dele ainda estava vivo. Se estivesse morto, ele, o filho, não estaria ali diante de Jesus.
Segunda explicação: há estudiosos que entendem que o pai daquele homem estava morto mesmo, e Jesus exigiu que ele deixasse o enterro e o seguisse.
Terceira: há os que falam que Jesus exigiu daquele homem o ato heroico de colocar o amor a Cristo acima do amor aos pais.
Eu fico com a primeira versão. Jesus pediu que o jovem o seguisse imediatamente e não esperasse o pai morrer. Não faltaria quem sepultasse seu pai.
O que é bonito nesse texto é o chamado de Cristo de um lado e a resposta ao chamado, que Cristo pediu fosse pronta, imediata, sem inventar desculpas.
Há ainda que se pensar que seguir Jesus é se abrir a uma vida plena e cheia de sentido que Ele nos oferece.
Enfim, vale lembrar que o amor a Cristo deve iluminar todos os demais amores de nossa vida. Fique com Deus, minha irmã.
O filho queria esperar o pai morrer para receber a herança. Jesus, porém, lhe alertou que para segui-lo terá que abdicar disso.
Jesus é a Verdade e a Vida. Quem o segue está vivo. Os que não o seguem, mesmo vivos, estão mortos. Assim, os mortos ficam para enterrar seus mortos.
Nunca ouvi tal reflexão tão clara do significado desta passagem! Obrigada
parece a melhor resposta <3
Tanto o pai, quanto o filhos estão mortos!
Somente a verdade liberta.
Qual a diferença entre o corpo do pai morto e do filho?
Apenas o estado do corpo, um pulsa, o outro não pulsa.
Espiritualmente a humanidade está morta.
Acorde, desperte para a verdadeira vida, você é luz, é luz do amor.
Eu entendi de outra maneira. Quando jesus diz que os mortos enterrem seus morto é porque que não conhece o evangelho da salvação esta morto pois não aceitou jesus e esta morto no pecado. Naquele momento tanto faz se era morte fisica ou espiritual jesus disse os mortos enterrem seu mortos então todo lindo ali tava morto no pecado, e o rapaz queria voltar no meio dos mortos mesmo estando com a vida (jesus) muitas vezes a pessoa vai na igreja, ouve a palavra entende mas quer ir dar a última despedida no mundo em uma festa em um aniversário, uma noitada com os amigos (no meio da morte) e muitas vezes fica lá porque não quis compromisso com jesus que a vida eterna . “Eu quero seguir jesus porque ele é bom mas antes eu vou aproveitar só um pouquinho minha juvenetude ” Cuidado pra você não ficar sem a vida eterna com jesus . Amém ?!
Exatamente conteúdo muito edificante
Concordo perfeitamente com a sua explanação.
Temos que ver a profundidade da expressão: “Senhor, permita-me ir primeiro sepultar meu pai”. Sabemos que todo aquele que não tem Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, já está morto, neste caso tanto o pai e o filhos, estão mortos. Nesta expressão dá-nos a entender que ele era judeu praticante e uma das principais instruções para o primogênito era de ele enterrar seu pai. Na ocasião aquele pai estava bem vivo e com saúde. Por ser judeu particante ele cumpria os rituais e os deveres de sua religião, guardava os sábados, guardava a lei, participava das festas e outra atividade, mas Jeus afirma que ele estava morto, provando que de fato, sem Jesus Cristo, nenhuma religiosidade ou rito ou cumprimento dá a condição de salvação para alguém. Por isso na sequência Jesus lhe diz: “Segue-me, e deixa os mortos enterrar os seus próprios mortos”. Quando Jesus fala que ele é o caminho, ele esta falando do caminho eterno, a verdade eterna e vida eterna. Quem tem Cristo, tem a vida eterna, a Salvação. Sábados, leis, ritos, festividades e obras não tem nenhum valor para a salvação. Cristo morreu pelos nossos pecados, só ele tem condições de nos dar “vida eterna”. Deus abençoe a todos.
O mais correto de tudo é que os fiéis não devem seguir homens infiéis pecadores porque são mortos espirituais e quem os seguem tornam se também mortos espirituais .Porque não tem sentido chamar de morto carnal quem enterra o morto carnal
O mais correto de tudo é que os fiéis não devem seguir homens infiéis pecadores porque são mortos espirituais e quem os seguem tornam se também mortos espirituais .Porque não tem sentido chamar de morto carnal quem enterra o morto carnal
Na verdade o pecados de Adão já nos condenou a morte verdadeira vida veio por meio do sacrifício de Jesus. Ele morreu para nós vivermos para sempre no reino dele .que está por vir. Na verdade já somos todos mortos e enterramos que deita primeiro.
Verdade
Na verdade eu entendo que Jesus quiz dizer que o pai dele estava morto espiritual e não fisicamente e existia muitas pessoas mortos espiritual lá que poderia enterrar o pai dele
Também entendo assim, pois não havia nada a fazer pois o pai já estava morto e deixe que os que estão em outra dimensão posso cuidar dele.
a paz amados. entendo que jesus quando disse essa frase estava dizendo deixe que aqueles que ainda estão mortos espiritualmente façam todos os rituais para o enterro daquele que morreu fisicamente. primeiro dizendo que nossas obras tem que ser em vida, segundo frisando que aqueles que ainda não conhece a cristo estão mortos. trazendo a mensagem de que os cristãos devem se preocupar em servir a Deus, e com os que ainda vivem.
Idem as palavras que são verdadeiras, devemos buscar primeiro o reino de Deus.
Tem uma tradução equivocada da escritura hebraica para nossa língua, onde a palavra “refaim” foi traduzido para mortos, não sei se é o caso tem que verificar, entende-se por “refaim” os nefilins ou seja seres caídos, sendo assim pode ser porque a data de 02 de novembro ” dia de finados” ou seja dos mortos é referenciado aos nefilins e não os seres humanos mortos da linhagem de adão…prestam este culto a eles, pois sua alma esta presa nessa dimensão até o juizo, pois não são criação de Deus…
Creio, eu que quando Jesus falou, deixa que os mortos enterrem os mortos. Ele quis dizer,quem não em Jesus, já é morto, e está como aquele morto.
Melhor resposta que encontrei