O que significa o ‘relógio atrasado’ no Ofício de Nossa Senhora?

Hoje respondo a esta interessante dúvida da Edileuza, do bairro do Grajaú: “Padre, gostaria de entender a seguinte frase no Oficio de Nossa Senhora: ‘Deus vos salve, relógio que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado’. O que significa?”.

Edileuza, esta é a primeira estrofe do verso do último hino do Ofício de Nossa Senhora, rezado com muita devoção pelo nosso povo católico, de um modo muito especial no Nordeste.

Esta estrofe nos lembra de uma outra tão bonita que é cantada na Vigília Pascal, no sábado de aleluia. Num longo hino que o celebrante canta diante do Círio Pascal, aquela vela grande que simboliza Cristo, a luz do Mundo, a Igreja proclama que a culpa de Adão acabou sendo para a humanidade uma feliz culpa, porque nos mereceu a salvação que Jesus veio nos trazer.

O simbolismo do “relógio atrasado” que serviu de sinal ao Verbo Encarnado caminha na mesma direção. Nossa falta de sintonia com o tempo de Deus, o nosso pecado, o nosso distanciamento de Deus, nos atraiu a misericórdia de Deus, nosso Pai.

Estas expressões simbólicas de algumas orações católicas são, portanto, uma forma poética de reconhecermos a grandeza do mistério da encarnação, em que Jesus veio ao nosso encontro por Maria, para nos devolver a dignidade de Filhos de Deus.

É isso aí, Edileuza. Se você tem o bonito costume de rezar o Ofício de Nossa Senhora, continue firme nesta devoção, porque nossa mãe do céu merece.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários