O verdadeiro e belo significado do sinal da cruz

“É obrigatório fazer o sinal da cruz ao passar diante de uma Igreja?”. Quem me enviou esta pergunta é a Maria Luiza, aqui de São Paulo. Sabe, minha irmã, eu não me canso de falar sobre o significado da cruz de Jesus para todos nós. Acompanhe o meu pensamento.

A cruz nos tempos de Jesus era um instrumento de suplício que não bastasse a crueldade que infligia no condenado, indicava a infâmia do crime dele. Os desgraçados – não há palavra mais correta do que esta – que eram condenados à cruz, eram pessoas que tinham a repulsa de toda a sociedade.

Pois bem, o doce Jesus, o manso Cordeiro de Deus, depois de um julgamento iníquo, mentiroso, marcado pelo ódio, carregou sua cruz morro a cima, foi nela pregado e nela morreu. E na morte de Jesus, no sangue derramado por Jesus, fomos todos lavados de nossos pecados. E olha que coisa bonita! Aquele instrumento de tormento, tornou-se sinal de libertação. Aquele instrumento de morte, tornou-se instrumento de vida. Aquele instrumento de perdição, tornou-se sinal de salvação. Aquele instrumento de maldição, tornou-se um sinal de benção.

Não é à toa que quando vamos pelas estradas e caminhos do mundo e encontramos uma cruz, a gente se lembra: aqui morreu uma pessoa que foi salva pela cruz de Jesus. Nos cemitérios, a mesma coisa. A cruz no túmulo indica: aqui está sepultado um discípulo de Jesus. A cruz no topo dos templos nos diz: Aqui se reúnem aqueles que aceitam Jesus, o Salvador morto na cruz e ressuscitado pela salvação do mundo. A cruz que traçamos sobre o nosso corpo, significa que queremos a bênção prometida por Jesus quando nos disse que do alto da cruz atrairia todos a ele.

O passar diante de uma Igreja e fazer o sinal da cruz é um gesto bonito de piedade. Só isso. E não se trata de um gesto obrigatório. Claro que não! 

Só mais uma coisinha. O sinal da cruz perde todo sentido quando o fazemos sem pensar no seu profundo significado. Vamos lhe dar sentido, pensando em tudo que Jesus fez carregando a nossa cruz. E se daí nos decidirmos a carregarmos as cruzes uns dos outros… aí estaremos entendendo mesmo o significado da cruz e vivendo a espiritualidade da cruz.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários