Por que a Bíblia não diz como ficou o Egito depois que Moisés libertou o povo?

A Célia, da Vila Maria, me enviou a seguinte pergunta: “Como ficou o Egito depois que Moisés libertou o povo escravo?”.

Minha irmã, a história do Egito deixa de interessar a Israel e a nós cristãos depois que o Senhor libertou seu povo, libertou Israel após cerca de 400 anos de servidão. Então, eu convido que faça você mesma uma pesquisa e se aprofunde mais sobre a história do Egito.

A Bíblia nos fala do faraó, nos fala de como o povo de Israel acabou no Egito, por meio dos filhos de Jacó. Houve, sim, uma espetacular libertação do povo de Deus, celebrada até hoje como a grande festa da Páscoa judaica. Depois, o Egito continuou sua história, uma das mais longas que se conhece. E o povo de Deus, por sua vez, continuou sua história.

Seria impossível para os autores sagrados contar toda a história dos povos que o dominaram, dos povos que ele dominou. O importante é que, para a história de nossa salvação, o essencial está registrado nas Sagradas Escrituras.

Vale lembrar que no Antigo Testamento se fala muito do Egito, da atuação de José, filho de Jacó, do sofrimento de Israel como escravo, da libertação do povo, da caminhada do povo de Deus pelo deserto. No Novo Testamento, sabemos que Maria e José fugiram para o Egito e de lá voltaram para Israel. E só isso. Quanto ao demais, há bons materiais históricos que podem ser pesquisados. Fique com Deus, minha irmã.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários