Qual a diferença entre frade e padre?

A pergunta é da Marli Amorim Guedes, do bairro da Penha. Minha irmã, ao longo da história da Igreja, muitos homens e mulheres fundaram famílias religiosas. Essas famílias, conforme a sua constituição, receberam o nome de ordem ou de congregação e vivem de acordo com regras ou constituições que norteiam a vida dessas pessoas que vivem em comum.

As congregações têm um superior que cuida dos seus membros para que vivam com amor o carisma que moveu o fundador.

Já nas ordens religiosas, os membros vivem em família, em conventos, sob a orientação de um “abade”, que quer dizer “pai”. Os membros se chamam uns aos outros de “frei” (seguido do nome), que quer dizer “irmão”. Nas congregações ou ordens femininas, as mulheres são chamadas de “freiras” ou de “irmãs”, duas palavras que se equivalem, que têm o mesmo sentido.

Agora vamos à sua pergunta. Os padres vivem no meio do povo, e a palavra padre que dizer “pai”. Eles estão à frente das paróquias ou comunidades. Uma paróquia é uma família formada por muitas famílias. À frente das paróquias, os padres exercem o tríplice ministério do Cristo: sacerdote, mestre e pastor.  

E chegamos à resposta para sua pergunta. Nem todo frade é padre, mas aqueles frades que são padres continuam a ser chamados de freis (antes do seu nome). Espero que você tenha entendido, minha irmã!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários