Qual é o sentido litúrgico da Quaresma?

Essa é a dúvida que recebi do Luiz Antonio, que mora no bairro de Artur Alvim. A palavra “Quaresma” vem da palavra latina “quadragésima”, que significa um período de 40 dias. O número 40 é frequente na Bíblia e é empregado para significar um tempo especial de preparação, de purificação. 

Explicando melhor a você, Luiz Antonio: Durante 40 dias, o dilúvio universal purificou a Terra para que nascesse uma nova humanidade. Durante 400 anos (40 vezes 10), o povo de Israel curtiu um cativeiro terrível no Egito, até que Deus o libertou. Durante 40 anos, o mesmo Israel caminhou no deserto purificando-se para entrar na Terra prometida. Durante 40 dias, Jesus jejuou preparando-se para dar início a sua vida pública, a sua missão de anunciar o Reino e de nos redimir com sua Morte e Ressurreição.

Por aí você já deve estar entendendo o sentido da Quaresma, Luz Antonio. É tempo de deserto, tempo de mortificação, tempo de penitência, para que renasçamos, a fim de celebrarmos a Páscoa do Senhor, tempo para que nos tornemos herdeiros do novo céu e da nova terra garantidos por Cristo com sua morte e ressurreição.

O sentido litúrgico da Quaresma é este. Nela somos chamados a uma maior comunhão com Deus pela oração e pela escuta atenta da Palavra; somos chamados a nos purificar pela penitência e pelo jejum, para educar nossa vontade a dizer “sim”  aos projeto de Deus. 

Enfim, somos convidados a entrar em comunhão com os irmãos, a viver uma experiência bem concreta do amor que não se fecha sobre si mesmo, mas volta-se para o outro para ajudá-lo a viver sua dignidade de filho de Deus. Espero que você tenha entendido, Luiz. Boa Quaresma para você e…. depois…. boa Páscoa. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários