Hoje respondo a esta dúvida, enviada pela Maria Aparecida, do bairro Cangaíba. Em nosso dia a dia, minha irmã, quando queremos demonstrar alegria, tristeza, raiva, amargura, sempre usamos alguma expressão que isolada até parece sem sentido. Já reparou? Quem já não disse: “Caramba!” “Puxa vida!” “Oba!”. Nas festas de aniversário, cantamos os parabéns e gritamos: “Viva o aniversariante!” E todo mundo grita em resposta: “Viva!”. E por aí vai…
Pois bem, a palavra “hosana” é uma aclamação de alegria tirada da cultura siro-caldaica. Cantamos essa exaltação na missa depois de proclamar que Deus é três vezes Santo: “Santo, santo, santo! É o Senhor Deus dos exércitos. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do senhor! Hosana nas alturas!”
Quando gritamos “Hosana!”, é como se estivéssemos dizendo: “Louvado seja! Viva o Senhor! A Ele suba o nosso hino de louvor!”
Agora que você já sabe, minha irmã, o significado do grito de alegria “Hosana!”, peça a Deus que a sua vida seja sempre um hino de alegria e de glória à bondade de Deus. Que de nossos lábios só saiam palavras de bênção e nunca de maldição, hinos de louvor e não gritos de revolta. Louvado seja o nosso Deus e a Ele elevemos o hosana festivo, o hino de louvor ao seu amor por nós.