O autor da pergunta preferiu não se identificar, mas está com a seguinte dúvida: “Se a pessoa bebe, ela pode receber a hóstia consagrada?”.
Meu irmão, sua pergunta é interessante e pode ser entendida de várias maneiras. Vamos lá!
- Uma pessoa que bebe pode comungar? Se ela bebe socialmente e não é alcoólatra, claro que ela pode comungar. Não podemos nos esquecer de que na última ceia foi servido vinho. Se não, como poderia Jesus ter tornado o vinho seu sangue?
- O alcoólatra pode comungar? Eu penso que se ele não faz esforço algum para viver com sobriedade, ele não vai poder comungar, particularmente se ele estiver fazendo sofrer pai, mãe, esposa e filhos. Que peça a Deus e se esforce por sua libertação.
- Após a comunhão pode beber? Sim, desde que haja um tempo entre a recepção do Corpo e Sangue de Jesus e a ocasião na qual serão servidas bebidas alcoólicas.
Vale a pena e é sinal de respeito discernir e deixar o coração decidir se vai beber ou não. E vale lembrar que o vinho provém da uva. Oferecê-lo com respeito e amor aos entes queridos, com o cuida- do para não se tornar um vício, é o caminho que todos devem seguir.
Mais se pode o não negar a comunicação a uma pessoa bebeda em misa que deseja comungar?
O padre pode e deve negar a Sagrada Comunhão àqueles que estão claramente em pecado mortal, como no 2.
Não fiz primeiro comunhão mais quero muito comungar🌷
Então tem Q fazer a catequese e a 1a comunhão.
Ninguém pode comungar sem ter feito a cerimônia de 1a comunhão. Se fizer isso ciente, estará em pecado mortal, assinando a própria condenação.
Espero ter ajudado.
Tem que esperar 1 hora para tomar bebida alcoólica depois de comungar
Isso é baseado na hermenêutica do Catecismo da Igreja Católica? Só uma dúvida.