Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Quem tem união estável, mas sem o sacramento do Matrimônio, pode se confessar?

A Luana da Silva, de Itaquera, me escreveu com a seguinte dúvida: “Padre Cido, a pessoa que mora junto pode se confessar?” 

Minha irmã, se eu entendi sua pergunta, você tem uma união estável com seu marido, mas não se casaram na Igreja ainda, não se uniram em Matrimônio. Sendo isso, vamos lá: quem pensa em morar junto sem ter se casado na Igreja, por mais que ame a outra pessoa, ainda não são casados, falta-lhes a graça do sacramento do Matrimônio. Estão, portanto, em pecado, mas, é claro, podem e devem frequentar a Igreja, mas não podem comungar. 

E se confessar? Buscar o sacramento da Confissão?, que é a pergunta que você, Luana, me fez. Como sabemos, toda Confissão exige o compromisso de não mais pecar, assim, o que fazer se o casal continua junto, vivendo como marido e mulher, com uma vida conjugal, mas ainda não unidos em Matrimônio? O melhor a fazer, minha irmã, é que juntos procurem um sacerdote e conversem com ele para a devida orientação. E se os dois são solteiros e não vêm de uma união desfeita, podem solicitar o casamento e tudo se acerta para que vivam plenamente a vida cristã. 

Deixe um comentário