Tomar a própria cruz e seguir a Jesus. O que isso significa?

A Rosana, aqui de São Paulo, me enviou a seguinte dúvida: “Padre, no Evangelho de Lc 9,23, Jesus sugere que para segui-lo devemos renunciar a nós mesmo e tomar a nossa cruz. Bem, hoje em dia podemos compreender o sentido dessa frase, comparando os nossos sofrimentos e dificuldades com a cruz, principalmente sendo um seguidor de Cristo. Mas a minha dúvida é como isso foi entendido pelos discípulos que o seguiam, já que a cruz era um instrumento de execução e só pós Cristo ela passa a ter um novo sentido. Enfim, fico pensando que se for essa mesma a tradução, não deve ter sido fácil eles entenderem…”

Minha irmã. A Cruz sempre foi um instrumento de morte. O costume de condenar os criminosos à morte de cruz não começou com Jesus. Antes, muitos foram punidos com este tipo cruel de morte. E os condenados tinham de carregar a cruz até o lugar da crucificação. Por isso, eu entendo que quando Jesus disse que quem quisesse segui-lo, que tomasse a sua cruz de cada dia e fosse atrás Dele.

Ao aplicar a cruz aos sofrimentos que muitos carregam pela vida, Jesus certamente usou de uma figura conhecida dos seus ouvintes. E Jesus mandou que o sigamos com sua cruz, porque ele iria também carregar a sua, nela ser pregado e morrer nela.

A cruz tem um significado muito bonito, viu? Lembre-se que ela tem quatro pontas, mostrando que o Cristo morreu nela para salvar o mundo inteiro, norte sul, leste, oeste.

A cruz tem uma haste vertical que sustenta uma haste horizontal. É um resumo perfeito do que deve ser o programa de vida de um cristão. A haste vertical lembra o primeiro e mais importante dos mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas. Este mandamento resume os três mandamentos dados a Moisés no Monte Sinai. A haste horizontal lembra o amor ao próximo que não se sustenta sem o amor a Deus. O amor ao próximo resume os outros sete mandamentos.

É  por isso, minha irmã, que nós cristãos, nos abençoamos e abençoamo-nos uns aos outros usando o sinal da cruz. É por isso que temos o hábito de iniciar nossas orações e os nossos trabalhos com o sinal da cruz. E é por isso que fazemos três cruzes, uma na testa, outra na boca e outra no peito dizendo: “Pelo sinal da Santa Cruz, livrai-nos Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos”. E é por isso que no alto de nossas igrejas, vemos uma cruz, nos cemitérios marcamos os túmulos com uma cruz. Fazemos isso para lembrar que nas igrejas reúnem-se os discípulos de Cristo e nos cemitérios estão sepultados os discípulos de Jesus.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários