‘Um só é vosso Pai, aquele que está no céu.’ O que isso quer dizer?

A Irene, do Tatuapé, me envia a seguinte dúvida: “Padre Cido, no Evangelho de Mateus (cf. 23,1-12) está escrito: na terra não chameis a ninguém de pai, pois só um é vosso Pai, aquele que está no céu. O que isso significa?”.

Irene, lembre-se de que Jesus está apontando a vaidade e o orgulho dos fariseus e mestres da Lei. Eles gostavam de se apresentarem como “mestres”, como guias e pais espirituais aos seus seguidores.

É claro que Jesus não está falando da relação filial com os pais. Tanto que o Evangelho chama Pedro de Barjonas, isto é, filho de Jonas, e o cego curado por Jesus é chamado de Bartimeu, isto é, filho de Timeu.  E o próprio Jesus em Nazaré chamava José de Pai, tanto que, ao ser encontrado no templo entre os doutores, Maria disse a ele: Teu pai e eu te procuramos há três dias.

Então, Irene, compreenda que Jesus pedia a seus discípulos que não chamassem ninguém de mestre, de guia. Ele, e só Ele, é o Mestre. Ele, e só Ele, é o Guia. E o Pai do céu é o Pai dos pais.

Jesus fala da humildade que deve marcar nossa vida. Escutemos Jesus. Ele é o Mestre que fala com sabedoria e educa com amor. Sigamos Jesus. Quem O segue não se perde. Vamos ao encontro do Pai Dele e do nosso Pai.

E jamais entenda que Jesus nos aconselha a não cumprir o quarto mandamento que nos pede “honrar pai e mãe”.

Fique com Deus, Irene. E que Deus nos livre dos fariseus e doutores da Lei de sempre, que não vivem o que ensinam a seus discípulos.

1 comentário em “‘Um só é vosso Pai, aquele que está no céu.’ O que isso quer dizer?”

  1. SÓ ESQUECEU DE TERMINAR O DIÁLOGO “QUEM É O MEU PAI E QUEM É A MINHA MÃE? EM VERDADE VOS DIGO, QUALQUER UM QUE FAÇA A VONTADE DE DEUS, ESSE É O MEU PAI E ESSA É A MINHA MÃE.” CRISTO NÃO SE PRENDIA AS COISAS OU TÍTULOS MUNDANOS, ELE MESMO CHAMAVA SUA MÃE DE “MULHER”, POIS TUDO ISSO SÓ VALE PRA VIDA TERRENA,
    NO CÉU TODOS SEREMOS COMO OS ANJOS, IRMÃO! NADA DE FILHOS, PAIS, ESPOSOS/ESPOSAS, LOGO NÃO SE APEGUEM A NADA DESTE MUNDO! E QUANTO MAIS PRECOCE ACEITARMOS E ENTENDERMOS ISSO MAIS FÁCIL SERÁ VIVER E VER TODOS DE FORMA IGUALITÁRIA SEM PREDILEÇÃO E AMOR AO PRÓXIMO IGUAL.

    Responder

Deixe um comentário