A comunhão deve ser dada a quem não se confessa há muito tempo?

“Meu marido vai à missa e comunga, mas sua confissão foi no nosso casamento, 45 anos atrás. E agora?”

A pessoa que me mandou essa pergunta preferiu não se identificar. Mas é curioso isso, minha irmã. Eu garanto que seu marido todas as tardes quando chega do serviço, antes de tomar a refeição gostosa que você preparou com amor para ele, faz questão de tomar um banho. Assim, ele descansa, se purifica e pode participar da refeição e aproveitar melhor dela. Também quando ele é convidado para um almoço, não vai de qualquer jeito. Vai alinhado, banho tomado, roupa nova. É uma forma de carinho e respeito por quem o convidou.

Não se confessar e ir comungar sempre é complicado. Pode esconder a presunção de ser imune do pecado. E a experiência do pecado faz parte de nossa condição humana. Comungar sempre sem buscar a purificação pela Confissão pode também esconder uma falta de consciência da importância do sacramento da Penitência. E é complicado valorizar um sacramento e desprezar outro, não acha?

Você, minha irmã, quer saber se seu marido está pecando. Seria muito fácil dizer que sim, que ele está pecando. Acontece que há uma santa que nos livra do pecado. É a “santa ignorância”. Quando eu não tenho noção de que minhas atitudes estão desagradando a Deus, eu não estou cometendo pecado. A Igreja ensina que para haver pecado é preciso que haja matéria grave, consciência de que é pecado e vontade de pecar.
Em vez de falar que seu marido está pecando, eu prefiro, então, acreditar que ele está precisando crescer na fé e na consciência do que Deus espera dele. A falta de evangelização provoca atitudes como a de seu esposo. Creio, porém, que ele deve ser um bom esposo. E Jesus que ele recebe sempre na Comunhão um dia haverá de transformar a vida dele para melhor. Fique com Deus, minha irmã. Que Ele abençoe você e sua família.

guest
20 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Fernand
Fernand
2 anos atrás

Gostei da explicação. Tenho procurado me confessar sempre antes da comunhão, mas dificuldade de horários marcados e carência de padres hoje está muito difícil.

Adelson
Adelson
2 anos atrás

Eu nao me lembro de ter me confessado
Todo ano na quaresma eu minha esposa brigamos
Ela quer que eu me confesse mas nao tenho coragem sou muito fechado
Ate meus problemas guatdo para mim
Fui criado sozinho sem dividir nada com ninguem ate meus problemas tinha que me virar sozknho

gilson peroni custodio
gilson peroni custodio
1 ano atrás

A santa missa e divida em ritos, não sei se e a palavra certa. Existe o rito penitencia onde Deus nos perdoa. A palavra de Deus pelo santo evangelho nos faz contritos. Se temos consciência de não ter cometido pecado graves. Penso eu não haver motivos em participar da eucaristia.

Américo
Américo
1 ano atrás

Olá a todos, tenho tido uma certa divergência com pessoas da minha família e amigos, eu não vou comungar já alguns anos, porque por mim não acho normal que quem fala da vida dos outros, ou manipula, mente ou peca por pensamentos, como é o caso de muita gente e nomeadamente os homens quando reparam em raparigas etc etc, para minha acho que todos devemos de fazer um acto de contrição, uma preparação, confessar os nossos pecados a um padre e depois rezar a preconização do padre e só depois é que se pode comungar, ora existem muitas pessoas que dizem que se confessam diretamente a Deus e vão comungar nos dias de festas, eu para mim acho que ó é ignorância, ou querem mostrar a roupa, ou mostrar por bem pareceres ao povo, por vezes ainda no adro da igreja, se vê e ouve comentar ou criticar o modo de rezar ou de vestir de umas e outras. Francamente eu acho que estou mal por não me confessar, acho que não tendo a benção de um representante da igreja, não estou limpo por dentro e não posso receber Deus, com o meu coração poluído, mesmo se não considero ser grande pecador. Para mim a confissão é sagrada e tem como objetivo um bom comportamento, durante um período em que nem se peca, podemos receber Deus, mas depois de pecarmos já não de sem nova confissão, acho que o propósito da confissão é estar o mais tempo possível puro e assim a sociedade melhorar e existir um respeito e uma educação maior. Gostava de saber se efetivamente se devemos comungar com pecados e se estamos a respeitar a lei de Deus e da igreja católica. Agradeço desde já pela resposta. Obrigado

Larissa
Larissa
1 ano atrás

Olá, comunguei em pecado grave, mas pensei que poderia ter o perdão da hora da missa fazendo a contrição, e assim fiz, agora que descobri a gravidade do que eu fiz estou desesperada, o que eu fiz está em sua total gravidande sendo que não sabia do tamanho erro que estava fazendo? Uma vez que sabia que não podia comungar em pecado, mas acreditei que fazendo a contrição meu pecado estaria perdoado e poderia me confessar depois?

Beatriz Helena Silva Pereira
Beatriz Helena Silva Pereira
1 ano atrás

Já me comuniquei muitas vezes sem confessar, e só agora eu percebi isso o pecado da pressuncao tantas, isso quer dizer que condenei Cristo tantas vezes a cruz, se eu trai o próprio filho e o próprio pai, será que eu blasfemei contra Deus e o espirito santo, será que ainda mereço o reino dos céus