Como se explicam os sacrifícios de animais descritos na Bíblia?

Cecília Carvalho, de Carmo do Rio Claro (MG), afirma que ficou chocada com o sacrifício de animais, descrito no capítulo 29 do livro do Êxodo. “Padre, Deus pedia essas práticas?”, ela pergunta.

Cecília, este texto do capítulo 29 do livro do Êxodo fala de como os sacerdotes deveriam agir no templo ao oferecer os sacrifícios a Deus. Você afirma ter ficado impressionada e ter tido até pesadelos. Entretanto, Cecília, quando você come um belo bife em sua casa ou faz um churrasco com os amigos, você sente a mesma coisa? Os animais, portanto, são mortos e cortados em pedaços para nos alimentar.

Lembre-se, Cecília, de que Deus colocou o homem na terra e lhe deu para seu alimento os frutos e os animais. Não há aí nenhum mal, desde que não pratiquemos crueldade com os animais, não os matemos por matar, não lhes causemos sofrimento, não os torturemos, não os deixemos sem água e alimento.

Veja, minha irmã, eram muitas as formas de sacrifício no templo. Havia o holocausto, em que o animal, após ser abatido, era queimado inteiramente, exceto o couro, como sinal de expiação pelos pecados.

Havia também um sacrifício para agradecer a Deus e entrar em comunhão com Ele: parte da carne era oferecida a Deus e queimada; outra parte ficava para o sacerdote. A terceira parte, enfim, era do ofertante, que a comia com a família e os convidados.

Os animais oferecidos a Deus deviam ser perfeitos e só se ofereciam aqueles cujas carnes pudessem ser comidas.

Você se lembra do que aconteceu logo depois que Jesus nasceu? José e Maria, em ação de graças, o apresentaram no Templo e ofereceram a Deus um casal de pombinhos. Pois é, este era o sacrifício dos pobres, uma vez que os ricos ofereciam bois, ovelhas, carneiros.

É preciso lembrar, porém, minha irmã, que, graças a Deus, a Bíblia rejeita os sacrifícios humanos. Lembre-se de que Deus não quis o sacrifício de Isaac, que Abraão estava disposto a fazer. E, para terminar, não se esqueça do que disse o apóstolo Paulo: agora não precisamos mais do sacrifício de animais. Fomos lavados e redimidos pelo sangue de Jesus, o Cordeiro pascal.

guest
24 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
SIMIÃO DE PAULA
SIMIÃO DE PAULA
1 ano atrás

Entender os sacrifícios no Antigo Testamento é muito proveitoso, porque nos permite conhecer a profundidade do que foi feito na Cruz, é como se Deus ao nos explicar sobre o sacrifício de Cristo dividisse o assunto em 5 partes para melhor entendimento,por isso é que são 5 tipos de sacrifícios

Pauo
Pauo
1 ano atrás

A verdade meus queridos, é que devemos fazer sacrifício a Deus sim. Mas não os de animais, mas de nós mesmos. Jesus disse: se alguém quiser me seguir neguei-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Quando decidimos seguir a Jesus, decidimos ser praticantes da justiça e, buscar fazer a coisa certa não é fácil. Ou seja: deixar de falar palavrão, se controlar para não discutir com alguém, se esforçar para não se vingar de alguém que traiu a gente…etc. Com certeza, é como assistir um cordeirinho de um ano sendo sacrificado. E, vale lembrar que aquele animal, está tomando o lugar do mal feitor, ou seja, o enocente sendo punido por causa do culpado. Assim o culpado deveria se sentir ao ver um animal sendo degolado, despedaçado, e queimado em seu lugar. E então não praticar mais o mal.

Edenite Seixas
Edenite Seixas
1 ano atrás

Não aprovo essa prática não sei porque isso ainda existe estamos evoluindo acho que devemos ter só o amor verdadeiro 💘 de Jesus em nosso coração foi o que “Ele” mais ensinou e pediu para cada um de nós.

Cristina Rodovalho
Cristina Rodovalho
10 meses atrás

Fico me perguntando nos sacrificios matavam muitos animais……De onde vinham tantos já que os sacrificios eram diários……..Tenho essas dúvidas!

Marlucia Ferreira Machado
Marlucia Ferreira Machado
24 dias atrás

Você gostaria de morrer? Sentiria medo ?

Maria
Maria
21 dias atrás

Os animais são criaturas de Deus. Isso não faz qualquer sentido. São seres sencientes e sensíveis a tudo. Qual é o direito de os matarmos ainda que seja para nosso alimento?
E todos os outros alimentos que podem substituir a carne de vaca ou de outros animais e o peixe? Se optarmos por uma dieta vegetariana isso sim, é sábio e poupam se vidas , livram se animais da crueldade dos matadouros.