Confira nossa versão impressa

Existe um jeito certo de comungar?

Hoje respondo a esta inquietação da Maria das Dores Soares, de São Paulo: “Ao comungar, vejo que algumas pessoas saem mastigando o corpo de Cristo e acho incorreto isso. Quando fiz o Catecismo, há 50 anos, aprendi que devemos levar a hóstia à boca e deixar sentir Jesus no nosso interior. Mastigar o corpo de Cristo eu acho horrível. Estou errada?”

Maria, Maria! Vamos lembrar a instituição da Eucaristia? Leia na Bíblia, no Evangelho segundo São Mateus, no capítulo 26, versículos 26-28. Lá nós lemos que: “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é o meu corpo’. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu a eles, dizendo: ‘Tomai e bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados’”.

Repare, Maria, que Jesus foi bem claro: “Tomai e comei!”, “Tomai e bebei”. Jesus quis ser pão feito de trigo plantado, colhido, triturado e transformado em pão, que é comido, mastigado e engolido. Foi Jesus quem quis assim. Deixar a hóstia se dissolver na boca? Pode ser. E mastigar a hóstia? Tudo bem! Fazemos o que Jesus mandou: tomar e comer. E comer implica mastigar.

O mesmo se diga em relação à comunhão com as próprias mãos. Jesus partiu o pão e o distribuiu aos apóstolos, e não consta que Ele colocou o pão diretamente na boca deles. Na primeira celebração eucarística celebrada por Jesus, a comunhão foi nas mãos.

Se você desejar comungar sem mastigar, ou comungar recebendo na boca, tudo bem. Não se sinta mal quando vir alguém comungando com as próprias mãos e mastigando o corpo de Cristo, que quis ser pão para nos alimentar. Fique com Deus, minha irmã.

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Um momento de revolta contra Deus tem perdão?

“Minha mãe sofreu um acidente e, em casa, estamos vivendo sérios problemas. Num momento de raiva, quando do acidente, eu disse que...

Abre tua mão ao teu irmão

Todos os anos, desde 1971, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dedica o mês de setembro ao estudo e à...

Postura conservadora

Recentemente, circulou a notícia de que os organizadores do Oscar, a maior premiação às produções da indústria cinematográfica, deixaram o seguinte recado:...

A encíclica Humanae vitae, de São Paulo VI, nos dias de hoje

Na encíclica Humanae vitae, publicada em 1968, São Paulo VI tratou da paternidade responsável, da abstinência da...

Fala, Senhor, que teu servo escuta!

E m nossos tempos, subsiste ainda, em muitas pessoas, a ideia de que o hábito de ler a Bíblia “é coisa de...

Newsletter