Há maneiras para que nos comuniquemos com os mortos?

A Maria Roberta, de Seropédica (RJ), escreveu-me com a seguinte dúvida: “Padre, nós podemos mandar recados para os falecidos por meio do anjo da guarda?”.

Minha irmã, aproveito a sua dúvida para dizer o seguinte: não é preciso mandar recados por meio do anjo da guarda. Apenas ore pelos seus entes queridos falecidos, Maria Roberta. Tenha certeza de que aqueles que amamos nesta vida, continuam nos amando na eternidade. E quando os temos no pensamento, quando oramos por eles, estamos mandando o melhor recado que eles poderiam receber. E o recado consiste nisso: “Eu estou neste mundo, junto das criaturas. Você está junto de Deus, junto do criador.” Nosso amor continua o mesmo. Oro por você. Ore por mim!

E uma coisa séria para você pensar, Maria Roberta. A única comunicação que podemos ter com os mortos é mesmo pela oração. Precisamos pensar seriamente nisso, porque podemos incorrer no espiritismo, uma prática que nos afasta da nossa fé católica.

Portanto, oremos pelos nossos mortos. Peçamos a Deus que na sua misericórdia perdoe seus pecados, recompense o bem que praticaram e lhes dê a paz e a alegria sem limites junto dos santos do céu.

É um gesto de amor orar pelos mortos. Deus conhece o coração de todos nossos entes queridos. E mesmo quando possamos, com nossos critérios humanos, achar que eles não serviram a Deus, optaram por uma vida sem Deus, não podemos achar inútil a nossa oração, porque os critérios de Deus são totalmente diferentes dos nossos.

Eu estou pensando aqui em alguns textos bíblicos lindos, como aquele em que Jesus diz ao bom ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Penso, também, na parábola do rico e do Lázaro, em que o rico, no inferno, intercede por seus irmãos, para que não cheguem lá onde ele está.

Oremos pelos nossos mortos. Eu vou confessar a você uma coisa: sempre peço a intercessão de minha querida mãe junto a Deus. E tenho certeza de que ela continua a me amar na eternidade e intercede por mim.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários