Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

guest
697 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Mayra
Mayra
7 meses atrás

ETERNO, que grande peso! Claro, depois do nome de Deus. Tenho muita vontade de suicidar, mas até hoje tem prevalecido o medo da condenação eterna.

Erika
Erika
4 meses atrás

Estou passando por um momento muito doloroso no meu casamento,e a única coisa que penso é tirar minha vida, só não consegui ainda pelos meus filhos e pela fé que tenho em Deus.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
3 meses atrás

Penso isso todos os dias, todos os minutos, tenho 52 anos, nada que faço vai pra frente, não consigo resolver meus problemas, converso com Deus todos os dias mas acho que não tá me escutando.
Sou casado e tenho 2 filhos, só não me matei ainda porque amo demais eles.

Manu
Manu
1 mês atrás

Agora eu posso me matar sem pesso na consciência, olha eu estou dando um adeus eu acho.. amanhã quando eu for a escola eu vou trocar o caminho e vou me jogar de algum lugar bem alto. Eu conversei muito com deus pedi tanto a ele que minha vida melhorasse mais mesmo assim não melhora mais nem por isso eu vou perde a fé dele eu sei que todo mundo tem problemas mais eu sou muito jovem e não sei lidar com todos. e isso adeus

pedro
pedro
1 mês atrás

o medo do julgamento é imenso. após minha mãe falecer tudo que desejo e penso é ir encontrá-la outra vez. somente o Senhor poderá julgar o quão merecedor da vida eterna ao seu lado sou eu. somente Ele sabe o quão jovem sou e tudo que penso. caso há misericórdia, serei eternamente grato e feliz ao lado dos que realmente amo e se foram antes de mim.

Joao
Joao
1 mês atrás

Eu fui decretado por uma facção e vou cometer suicídio antes que eles me peguem espero que Deus entenda que eu fiz isso pra evitar de ser assisinado e diminuir a dor da minha mãe é bem mais fácil pra família aceitar um suicídio é mais tranquilo e eu vou ter paz finalmente.

Luiz
Luiz
29 dias atrás

Não sinto mais vontade de viver em meio a uma sociedade cada vez mais doente. Venho me preparando há tempos para isso, e estou apenas aguardando uma confirmação de que minha família não ficará desamparada e irei acabar com meu sofrimento.
Deixarei tudo escrito em carta para que minha família não sinta dor após a minha partida. E espero que Deus possa me perdoar e entenda o que irei fazer.

João
João
23 dias atrás

Bom hoje estou extremamente deprimido, fiz uma grande besteira, eu não sei se irei aguentar por hoje, estou pensando em me jogar da ponte depois que sair do trabalho, se eu não responder meu próprio comentário em até dois dias eu provavelmente estarei morto.

Inferno ou céu espero que seja merecido.

Me desculpa amigos, é famílias.

Me chamo João Vitor dos santos tenho 20 anos

Data 25/09/2003

Madhaa
Madhaa
18 dias atrás

eu tento viver mas a verdade é que me sinto deprimida tenho dois meninos e uma menina penso nele mas a dor de viver é insuportável eu quero tirar minha vida em um lugar bem calmo aonde estarei só com Deus não sei se ele vai perdoar e não sei pra onde vou ele conhece minha dor Eu amo meus filhos muito mas enfim eu sofro de mais e só o que desejo partir agora fiquei mais tranquila vou partir sem peso na consciência não quero mais ficar.

Carlos
Carlos
2 dias atrás

Estou passando por um momento bem difícil na minha vida amorosa, fiz de tudo pra tentar reatar e restaurar meu casamento,mais a pessoa não aceita mais temos uma filha sinto muito em ter q deixá-la mais prefiro a morte ao ter q viver longe delas ,q o senhor nosso Deus possa me perdoar e perdoar os meus pecados mais pra mim é o fim 🙏

1 25 26 27