Confira nossa versão impressa

Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

Colunas relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Novo cardeal afirma que os escândalos não impedem a reforma do Papa Francisco

Em entrevista a um jornal italiano, Dom Marcello Semeraro ressalta que o processo de reforma da Cúria Romana tem o objetivo ético...

São Paulo prorroga campanha de Multivacinação e Poliomielite até dia 13 de novembro

Com baixa adesão, medida visa a aumentar as coberturas vacinais contra cerca de 20 doenças no território paulista

Esta sexta, 30, é o último dia para realizar matrículas e rematrículas na rede estadual

Processos podem ser realizados de forma online ou presencialmente nas escolas, diretorias de ensino e postos do Poupatempo

Missas em cemitérios no Dia de Finados: confira os locais e horários

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na segunda-feira, 2, diferentes paróquias da Arquidiocese de São Paulo organizam missas nos cemitérios da...

‘Preparemo-nos, a cada dia, para o encontro definitivo com Cristo’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta sexta-feira, 30.

Newsletter