Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

Colunas Relacionadas

Há salvação para quem comete suicídio?

Comentários

    • Oii….. Olha pensa bem, vc já passa aqui por depressão, e isso já e um tormento, porem aqui vc VIVI ainda tem uma chance, certo! Tem ainda para onde rocorrer, JESUS CRISTO.
      Agora no inferno que o tormento não tem fim, o fogo não se apaga, os vermes não more resumindo, lá e ETERNO.
      Então pense bem nisso, todos os dias tire um tempo do seu dia e leia a paravra de DEUS….. E bom e vc vai ficar bem, creio que receberá o seu MILAGRE, seja ele qual for…..

  1. Um carinhoso abraço para todos. Tenho vivenciado alguns desses sentimentos compreendo os desejos que passam em nossas mentes. Na prática, busco prazer nas pequenas coisas diariamente. Isso me fortalece. Quando os meus pensamentos começam a me levar para baixo, procuro não alimentá-lo mais mudando o meu foco de pensamento. Estou em um momento com desafios de falta de emprego e baixa alto estima devido a minha situação de imigrante em um país da Europa. Apesar da família ajudar, ela também também traz um peso sob a minha responsabilidade em ser pai e marido. As vezes me vem um sentimento de fugir de tudo isso. Busco a Deus e peço para que cuide de mim e que me dê sabedoria para lidar com essa situação. Sendo Ele nosso Pai, eu tenho essa esperança de que Ele é poderoso para agir de forma sobrenatural para mudar a minha história de vida. É importante que conversemos sobre o assunto.

  2. Eu amo muito a Deus, meus filho e minha família, mas não tenho mais forças. É muito sofrimento, dor, solidão… Deixei de ser quem eu era e não quero continuar sofrendo assim.

  3. tenho depressão algo tenta me matar todos dias se eu me matar não é minha culpa so quero me livrar dessa dor na alma 5 anos não suporto mais me coloco nas mãos de deus so ele pode me ajudar

    • Oi Cida, estou passando por uma situação muito difícil neste ano e sinto que estou desenvolvendo sintomas de depressão há algum tempo… Minhas únicas razões que penso em estar aqui na Terra, ultimamente, vem pelo fato do desgosto que traria à minha pequena família se eu cometesse suicídio… estou me esforçando para procurar ajuda médica pois quando estou sozinho penso em coisas muito ruins… Estou escrevendo meu próprio diário e conversado com Deus quase todas as noites, mas precisamos de ajuda psicológica. Espero que consiga achar uma solução para você. Que Deus venha a nos iluminar sempre.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Colunas

Assine nossa Newsletter