Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

guest
680 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Magali Quirino
Magali Quirino
4 meses atrás

Li as histórias , quem nunca pensou em suicídio ?
No momento da aflição parece a única saída .
Mas se pensarmos o tão grande e o Amor de Deus em nós , porque tiramos a vida !
Existe momentos na vida que achamos que nunca vai acabar , muito sofrimento .
Foi tendo fé que tudo um dia iria ficar bem que não cometi o suicídio .
Deus nos ama , e só andar no seu caminho . Fácil , nada e fácil nesta vida .
Jovens que querem se suicidar por X problemas, não façam isso , a vida e bela , basta vc olhar com outros olhos , o Qt este mundo e lindo .

Silvânia sousa
Silvânia sousa
4 meses atrás

Eu perdi meu irmão meu primo por suicídio, queria muito poder pensar q eles estão com Deus, e não em um outro inferno como o mundo está! Pois jesus é amor é misericórdia, sei q ele não quer q seus filhos perdam suas almas, eu creio no perdão de Deus🙏

Mayra
Mayra
4 meses atrás

ETERNO, que grande peso! Claro, depois do nome de Deus. Tenho muita vontade de suicidar, mas até hoje tem prevalecido o medo da condenação eterna.

Erika
Erika
1 mês atrás

Estou passando por um momento muito doloroso no meu casamento,e a única coisa que penso é tirar minha vida, só não consegui ainda pelos meus filhos e pela fé que tenho em Deus.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
17 dias atrás

Penso isso todos os dias, todos os minutos, tenho 52 anos, nada que faço vai pra frente, não consigo resolver meus problemas, converso com Deus todos os dias mas acho que não tá me escutando.
Sou casado e tenho 2 filhos, só não me matei ainda porque amo demais eles.

1 42 43 44