A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”
Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.
Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.
Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?
Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.
Toda vida é preciosa pra Deus, pois ele sofreu muito pelos nossos pecados, foi por amor a nós, pra nos salvar. Nenhum problema que exista no mundo, pode ter o poder de tirar nossa própria vida. Coloque tudo nas mãos de Deus, confie e no momento certo tudo se resolve
As vezes a vida é tão dolorosa, que a depressão leva a isso, nada justifica,tenho depressão e todos os dias luto contra pensamentos suicidas,talvez seja covardia ter esse pensamento ou talvez seja só um meio de acabar com a dor de todos os dias.
Terrível é para quem vive isso todos os dias.
Gostei do que li. Se uma pessoa se suicida porque está desesperada e não tem maturidade para lidar com o problema, não deveria sofrer após sua morte.
Até vc padre vai pro inferno se não entregar a vida pra jesus
Estou vivenciando um desespero sem fim, não acho saida, além de tirar minha própria vida.
Tmj também vou
Estou passando por algo semelhante é uma tortura diária eu não sei mais o que fazer
Eu quero morre to com medo de ir para o inferno oque fazer
Então não se mate mais não sabemos se o suicídio pode ser perdoado ou não apenas deus sabe e mais ninguém
Não quero continuar na vida, deu tudo errado na minha vida, não quero ser um peso para as pessoas e para mim, nada me alegra, só meus bichos.
Não sou obrigado a continuar vivo, penso todo dia em desistir.
Nem sei se existe Deus, sinceramente.
Ele existe sim pode acreditar também penso em tirar a minha vida todo dia toda hora
Vc quer sim !! Dias melhores virão tenha bom ânimo !!❤️
Não é fácil encarar tanta coisa ruim que acontece com a gente, e parece que muita gente se alegra em nos ver na fossa.
Se apegue em Jesus meu amigo , vocês não estão sozinho procura uma pessoa pra desabafar ! Nada tá perdido enquanto a vida a esperança
Hoje não vejo mais saída da situação que atravesso, se é pecado ou não eu vou tirar minha vida e por um fim nesse sofrimento terrível que me assola…