Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

Comentários

  1. Gente, ninguém aqui me supera no sofrimento. Também penso na morte todos os dias mas não me mato pelo mesmo motivo. Medo de ir pra inferno, mas as vezes acho que isso é só uma mentira pra gente não se matar, ninguém pediu viver pra sofrer. Nenhum padre dirá que isso nos levará pra céu. Pois eles sabem que se disserem isso muitos vão se matar.

    Responder
  2. É eunjanme penso sempre em suicídio mas não quero ir inferno.. não Deus pode tirar a vida e o que penso.mas não sei se vou aguentar

    Responder
  3. Entendo os sentimentos das pessoas que se matam pois para as pessoas chegarem a tal ponto e preciso passar por uma grande pressão e uma grande angústia não é fácil passar por isso é a maioria que está sofrendo se sente sozinha ou está sozinha sendo ainda mais difícil a dor

    Responder
  4. Vejo o pensamento de suicídio como um problema espiritual. Conheço muitas pessoas que tiveram esses pensamentos, cuidaram da vida espiritual e hoje só pensam em viver.
    Por isso se alguém que está lendo essa mensagem agora, está pensando em tirar a sua própria vida. Eu te digo: não faça isso, Deus quer fazer tudo novo na sua vida, para isso Ele morreu naquela cruz para nós trazer vida!!!
    Diga ao seu problema: Eu tenho um grande Deus que irá resolver todos os meus problemas, sem precisar que eu tire a minha própria vida.
    Crei meu amigo(a) !🙏

    Responder
    • Obrigada pela mensagem eu sou uma dessas pessoas que estava pensando em tirar a minha vida
      Por um minuto vi que seria a solução
      Mais ainda não vejo saída pra isso

    • Joel quer se suicidar pois sua esposa lhe largou morava com ela a 18 anos temos 3 filhos so que quando a minha outra ex do passado faleceu meu filho veio morar comigo ae começou a confusão po risso ela me largou e foi pra farra coisas de bebidas festa

  5. Importante deixar claro, que devemos cultivar um estilo de vida preventivo, um estilo de vida que nos afaste de situações onde sejamos tentados a cometer suicídio. Uma vida apegada a hábitos simples, rica em manifestações de dar e receber amores espontâneos e genuínos, desvinculadas de materialismos, em outras palavras, uma vida de comunhão com Deus e seus valores, possibilitam que jamais o individuo passe por situações em que enseje o suicídio.

    A despeito deste pensamento, para aqueles que querem se aventurar numa vida distante de Deus e de seus elevados valores, penso que TODAS as situações que levam o individuo a cogitar o suicídio, sejam superáveis. Todas tem em comum um ponto altamente elevado de predisposição à execução deste pensamento – condição que implica no suicídio; mas que com força, resiliência e apoio junto a muito amor e tolerância daqueles que se ama, possibilita ao suicida superar este momento e se preparar para uma vida de recuperação

    Responder
  6. Deus ama sua criatura,ao ponto de se derramar todinho em resgate dos que estão perdidos…Deus ama seus filhos…Deus é misericórdia plena..amor incondicional, a morte para ele é nada…Aprenda e medita no silêncio..pois pode
    Ouvir o sussurro de Deus dizendo,estou ao teu lado filho…tenha ânimo..

    Responder
  7. Eu só não me matei ainda, porque fico na dúvida se Deus me perdoaria e porque tenho um sobrinho pra sustentar, até ele ficar maior de idade. Se não fosse isso, já teria me matado. Não condeno quem faz, Deus conhece os motivos de cada um.

    Responder
    • Minha querida acredito que Deus estar sempre pronto em nos perdoar
      É por isso que seu amor é incondicional e só existe um caminho Jesus o Cristo e como chegar a esse caminho? negarmos a nós mesmos aos nossos desejos as nossas vontades, será fácil? NÃO será impossível mas saiba que o teu Deus é o Deus do impossível.
      Que Deus te ilumine e te guarde sempre na sua vida a vida que Deus te concedeu e teu inimigo que te roubar e todos nós sabemos que nosso maior inimigo é nós mesmos.
      Fique na paz do Senhor.

Deixe um comentário