Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

guest
697 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Maria de Fátima Sineiro
Maria de Fátima Sineiro
1 ano atrás

O que eu faço na vida é trabalhar, estou com 65 anos, fui desapontada pela prefeitura. Querem que eu trabalhe mais três anos. Eu trabalho 12 horas no dia e não estou aguentando. Depois desse fato eu perdi a motivação pra viver. Quando eu chego do trabalho eu estou na exaustão. Acho que se eu não me matar, esse trabalho vai. Parece que eu estou numa prisão. Eu não casei. Minha família não tá nem aí pra mim. Minha irmã quando me liga é pra me criticar ou pedir dinheiro emprestado. Eu não queria trabalhar até morrer. Queria ter um pouco de vida. Só que já estou cheia de problemas de saúde. Acho que não vou aguentar.

Vivian
Vivian
1 ano atrás

Deus é bom…

Wal
Wal
1 ano atrás

Eu estou com 50 anos e sempre vivi reprimido por não aceitar o que sou e para piorar perdi a 15 dias o amor da minha vida a pessoa que conheci a 3 anos e que me proporcionou os 3 melhores anos de minha vida e agora está com Deus, e minha vida acabou não tem mais sentido e tô decidido a partir também.

Juliane Lima
Juliane Lima
1 ano atrás

Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade porque ele tem cuidado de vós..

Marcelo Tuna
Marcelo Tuna
1 ano atrás

Filho de mãe narcisista (pra qm entende sabe q fui desprovido de qq amor filial), tenho na minha avó a figura de mãe q não tive na progenitora. Sempre sofri bullying por ser gordo, inclusive dentro de casa. Passei a vida tentando agradar todo mundo, nunca me escutaram, na casa da progenitora vivia um inferno. Com 19a tive a oportunidade de morar sozinho no apto do meu pai, foram momentos mto difíceis principalmente qdo meu avô morreu. Naquele mesmo ano conheci o gde amor da minha vida, com quem me relacionei e moramos juntos por 4 anos, o término foi motivado pela depressão q ela tinha e eu não entendia. Mergulhei fundo numa crise sem fim. Descobri aos 36a q tenho TDAH e venho enfrentando a depressão a 4 anos. Vivo pelo amor q sinto e recebo da minha avó, hoje com 96a e graves problemas de saúde. Sei que o tempo dela está próximo do fim. Passei muitos anos achando que ela e meu avô eram meus anjos da guarda, mas hoje entendo que é o contrário. Eu fui o anjo na vida deles, estive próximo e fui o melhor neto para meu avô e estou sendo para minha avó. Só não faço mais porque ela vive com minha progenitora q insiste em tornar o ambiente hostil quando estou lá. Enfim, é isso, quando minha avó não estiver mais aqui não há razões para estar. Perdi meu gde amor, não tenho amigos pq nunca soube fazê-los por conta de td oq já falei, não tenho mais amor de ninguém. Então será hora de partir para o descanso eterno.

Cintia
Cintia
1 ano atrás

Nada mais faz sentido.
Tudo tá tão errado faz 14 anos.
Me sinto um lixo

Luna
Luna
1 ano atrás

Não fica assim,ainda há esperança

Ednaldo Pereira da Rocha
Ednaldo Pereira da Rocha
1 ano atrás

Então vezes não entendem
de nada. .

Poli
Poli
1 ano atrás

A única saída que encontro pra mim é a morte, mas tenho medo de acabar com o sofrimento aqui e continuar sofrendo depois 🥲
Desejo morrer todos os dias da minha vida há 19 anos

anonimo
anonimo
1 ano atrás

e como seria o inferno? pra queles que desejam o suicidio?