Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

Comentários

  1. O que eu faço na vida é trabalhar, estou com 65 anos, fui desapontada pela prefeitura. Querem que eu trabalhe mais três anos. Eu trabalho 12 horas no dia e não estou aguentando. Depois desse fato eu perdi a motivação pra viver. Quando eu chego do trabalho eu estou na exaustão. Acho que se eu não me matar, esse trabalho vai. Parece que eu estou numa prisão. Eu não casei. Minha família não tá nem aí pra mim. Minha irmã quando me liga é pra me criticar ou pedir dinheiro emprestado. Eu não queria trabalhar até morrer. Queria ter um pouco de vida. Só que já estou cheia de problemas de saúde. Acho que não vou aguentar.

    Responder
    • Tenha bom ânimo, nosso senhor Jesus Cristo venceu o mundo, o que é 3 anos para quem já esperou 65, peça consolo ao espírito santo e lembre se quanto maior a luta maior será sua recompensa lá no céu. Isso é trabalho escravo, denuncie na delegacia da polícia civil.

    • Boa tarde Fátima em primeiro lugar não desistir de vc já é um grande passo….Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
      Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
      Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
      Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança…então não desista de você nunca.

  2. Eu estou com 50 anos e sempre vivi reprimido por não aceitar o que sou e para piorar perdi a 15 dias o amor da minha vida a pessoa que conheci a 3 anos e que me proporcionou os 3 melhores anos de minha vida e agora está com Deus, e minha vida acabou não tem mais sentido e tô decidido a partir também.

    Responder
  3. Filho de mãe narcisista (pra qm entende sabe q fui desprovido de qq amor filial), tenho na minha avó a figura de mãe q não tive na progenitora. Sempre sofri bullying por ser gordo, inclusive dentro de casa. Passei a vida tentando agradar todo mundo, nunca me escutaram, na casa da progenitora vivia um inferno. Com 19a tive a oportunidade de morar sozinho no apto do meu pai, foram momentos mto difíceis principalmente qdo meu avô morreu. Naquele mesmo ano conheci o gde amor da minha vida, com quem me relacionei e moramos juntos por 4 anos, o término foi motivado pela depressão q ela tinha e eu não entendia. Mergulhei fundo numa crise sem fim. Descobri aos 36a q tenho TDAH e venho enfrentando a depressão a 4 anos. Vivo pelo amor q sinto e recebo da minha avó, hoje com 96a e graves problemas de saúde. Sei que o tempo dela está próximo do fim. Passei muitos anos achando que ela e meu avô eram meus anjos da guarda, mas hoje entendo que é o contrário. Eu fui o anjo na vida deles, estive próximo e fui o melhor neto para meu avô e estou sendo para minha avó. Só não faço mais porque ela vive com minha progenitora q insiste em tornar o ambiente hostil quando estou lá. Enfim, é isso, quando minha avó não estiver mais aqui não há razões para estar. Perdi meu gde amor, não tenho amigos pq nunca soube fazê-los por conta de td oq já falei, não tenho mais amor de ninguém. Então será hora de partir para o descanso eterno.

    Responder
  4. A única saída que encontro pra mim é a morte, mas tenho medo de acabar com o sofrimento aqui e continuar sofrendo depois 🥲
    Desejo morrer todos os dias da minha vida há 19 anos

    Responder
    • Dizem que Deus salva aqueles que possuem o espírito quebrado e se aproxima dos que sofrem.

      Não sei se isso se trata de suicídio, mas acho que a Bíblia tenta nos passar um lado mais misericordioso de Deus.

Deixe um comentário