Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

guest
697 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Rita
Rita
10 meses atrás

Tenho epilepsia convulsões e ausência de memórias, tenho vários laudos médicos fiz duas cirurgias cerebral, nunca consegui um auxílio do governo o INSS diz que sou apta ao trabalho, só que o trabalho não me contrata quando eu falo que tomo remédios controlados devido ao meu problema, se eu mentir no exame admissional sou contratada só que na primeira convulsão sou demitida, estou desde 2020 desempregada, os remédios são caros e no posto não é sempre que tem então acabo comprando para não ter convulsões!
Estou totalmente desanimada da vida compro roupas para vender só que a periferia onde eu moro se eu coloco 20 ou 30 reais encima de cada roupa ninguém compra só gasto o que eu não tenho, já estou pensando besteiras!!
E não adianta falar que eu tenho direito no INSS porque aqueles grossos maus educados nem sabem abrir os exames laudos para ver o que a gente tem, acho que eles ganham por reprovarem pessoas!!!!’

Risonete
Risonete
10 meses atrás

É bem assim.sofro desse descaso tbm.

Paulo
Paulo
10 meses atrás

Estou sem forças angustiado e perdido…

Andreia
Andreia
10 meses atrás

Tô bem decidida em tirar minha vida também.
Minha mãe não gosta de mim meu pai disse ser pastor mas não quer falar comigo.
Minhas irmãs reuni os demais e me deixa de fora..
Muito triste sou esquecida por todos.

Paulo Henrique Gomes de Oliveira
Paulo Henrique Gomes de Oliveira
10 meses atrás

Você é muito mais Andréia! O teu problema é passageiro e lá na frente serás muito mais forte! Você é muito mais

Adriellr babesco de carvalho gallo
Adriellr babesco de carvalho gallo
9 meses atrás

Vou contar minha experiencia,perdi 1 irma pelo suicidio que morreu ha 6 meses atras ,ela tentou varias vezes ,ela tinha 22 anos e cursava medicina e tinha bordeline,pessoal eu tbm pensava em suicidio porem com 24 anos agr vejo que a caridade que faco ajuda pessoas a melhorarem,tentem fazer ,vcs vao se sentir melhores.

Rosana Nascimento
Rosana Nascimento
9 meses atrás

Alguém chama eu 18998217234

Preciso cvsa

Saulo
Saulo
9 meses atrás

A vida é um grande mistério…
Quando à percebemos, significa que existimos e já não há mais volta! À partir desse momento teremos um árduo trajeto pela frente (Como está escrito: “No mundo tereis aflições”). Então não se torture tentando encontrar o que aqui não existe… “Felicidade”. Dizem que cada cabeça, um mundo. É verdade que cada pessoa é única? Você já parou pra entender por quê você é você? Quem pode garantir que essa é a sua primeira ou única passagem por essa terra? Já que está escrito nas Escrituras Sagradas que antes mesmo de sermos formados no ventre de nossa mãe, Deus já nos conhecia?! E quanto aos que morrem recém-nascido? Já que não tiveram o seu caráter formado, que tiveram a formação da sua pessoa, interrompida, para onde vão? Eles voltam em outras famílias, já que viver parece algo obrigatório? Ou esses, realmente tem o privilégio de não existir aqui nesse plano? Quem pode garantir que eu ou você não existimos em um outro tempo ou época? Mas enfim… O que mais intrigada, é, o que estamos fazendo aqui? Jogados à deriva? Em meio à uma Guerra entre o Bem e o mal? Viver se resume em se entregar à ilusão de que podemos ser algo e que podemos ter algo. E não importa a grandeza ou formosura do castelo que você conseguiu construir, ou o espaço de destaque no quadro social… A verdade é que somos todos iguais, não somos nada e não temos nada. A vida é uma estranha ilusão.

Lais
Lais
9 meses atrás

Nas últimas semanas estou tentando ser forte e acreditar que cada dia que passa fica mais fácil, só que não fica, ta piorando tudo, comecei a pensar em tirar minha própria vida.. Isso tudo está ficando insuportável.. Só preciso encontrar a forma mais facil e rápida pra acabar com isso logo

Lais
Lais
9 meses atrás

Nas últimas semanas estou tentando ser forte e acreditar que cada dia que passa fica mais fácil, só que não fica, ta piorando tudo, comecei a pensar em tirar minha própria vida.. Isso tudo está ficando insuportável.. Só preciso encontrar a forma mais facil e rápida pra acabar com isso logo .. Hoje já tomei 5 Zolpodem pra apagar por horas.. Estou pesquisando quanto preciso tomar pra entrar em coma