A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”
Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.
Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.
Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?
Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.
Gente e MT estranho quando leio eu vou me suicidar .Acho que nada acontece sem a permissão de Desu eu confesso agora pra tds que lerem eu já tentei me matar e não falei pra ninguém tomei mts calmantes e bebida alcoólica e só me lembro de acordar no hospital então não era a hr se não for a hr acho-o que não acontece .passa tantas coisas né na nossa cabeça que a gente acha a única solução e se matar .hj penso com mais segurança pois se eu tomar de novo e não morrer vão achar que estou maluca
Como você se sentiu ao acordar? E você não lembra de nada só depois acordando no hospital? Como você está agora?
Cheguei no meu limite! O sonho de ser mãe se realizou, porém agora adultas não tenho o respeito que mereço, sou um fardo. Não aguento tanta falsidade de quem mais amei nessa vida. Eu só quero descansar até o julgamento no juízo final. Deus fará com minha alma o que for justo e eu não discordo Dele. Obrigado Deus por ter realizado meu maior sonho: ser mãe e nunca negligenciei o meu papel. Cuide da minha caçula que é a mais frágil emocionalmente falando, cuide dela por favor, as outras ficarão bem
Não faça isso
Tenha fé, peça a Deus força para vencer esse desespero. Perdi um irmão assim. Hoje estou aqui procurando respostas. Onde falhei? A dor nos corrói.
Parte 1
Sabe,é muito difícil viver com depressão e ansiedade.
Já cheguei no limite uma vez,não suportei a dor e o vazio dentro de mim,eu tenho muitas questões que não são e nem serão resolvidas jamais em relação principalmente ao meu pai.
Sei que as pessoas não são obrigadas a nós suportar nesse estado,mesmo as que nos amam tem seu limite.
Parte 2Tentei suicídio em 2008 e não deu certo,fiquei bem por um período e quando vi que não dava mais voltei a procurar ajuda,mas eu acho que não tem solução pra mim.
Eu creio em Deus,mas eu só causo sofrimento aos poucos que me amam e a mim mesma.
Ainda estou de pé pq tem uma pequenina que depende de mim.Mas não sei até quando vou aguentar.
Tô fazendo terapia já troquei medicamento…
Vamos continuar pedindo forças a Deus pq só ele ouve nossa dor genuína.
Hoje a vida pra mim não tem mas sentindos, amei amei muitos meus filhos, mas eles me abandonou, o sentimento de me achar uma péssima mãe tomou de conta de mim, na verdade ninguém nunca me amou, estou todos os dias pensando em suicídio, juro que nunca pensei mas hj não a um só momento que eu n pense, antes disso irei fazer cartas de despedidas, pra meus filhos amados, meu pai e meu marido, e carta de odeio e rancor para minha mãe e irmã😞😞😞😞 eu não aguento mas
Deus te ama e por mais que estejamos passando por momentos difícil ele nunca nos abandona .
Tenha Fé que tudo vai dá certo sua vida é preciosa.fica com Deus
Eu acho injusto ter uma vide de muitas tristeza, e se vc resolver a não querer continuar com sentindo tanta tristeza vc ser condenado ao inferno 😞🥺
Eu tb só não me matei até hoje pq tenho medo da dor e de existir um inferno e eu ficar presa nele eternamente ou até meu espirito ser salvo, mas me passa várias ideias pela cabeça de como seria se eu partisse, qual maneira poderia ser que não causasse dor fisica, e o chego sempre na mesma, não faço nada, só levanto dia após dia, e vou levando assim, até quando eu aguentar
A misericórdia de Deus é infalível. Peça para que ele envie o espírito santo consolador e traga refrigerio para sua alma. A palavra é clara. Quem pede recebe e quem busca encontra.
Eu já pensei em cometer suicídio desde criança, hoje em dia tenho 19 anos e está sendo tão difícil, eu tenho muito medo de pensar no futuro, parece que minha vida não tem sentido é como se eu fosse um erro, tenho medo de cometer suicídio pelo fato de queimar no inferno, tenho medo de morrer por que tem uma pessoa que eu não consigo perdoar, ele nunca me pediu perdão e eu tenho certeza de que ele não se arrepende de nada, dizem que pra ir pro céu a gente tem que perdoar todos, não é mesmo?
Como eu vou perdoar alguém que abusou de mim quando eu era criança?
Eu fico me perguntando todas as noites porque Deus permitiu isso?
Eu não cometi suicídio ainda porque não quero mais imaginar a reação da minha mãe, mas eu sei que com tempo ela ia ficar bem, por isso eu já tentei sim suicídio mas não deu certo, eu fiz isso em 2021 agora estou em 2025 e à vontade só aumenta, parece que as dificuldades estão maiores que antes, eu tenho que dar orgulho pra minha mãe, pro meus pais na verdade mas não sei como fazer isso, não consigo pensar em nada parece que eu sou insuficiente, parece que eu sou uma péssima filha, uma péssima irmã e uma péssima amiga, minha vida não tem sentido, porque Deus me deu a vida?
Querida, sua vida tem sentido sim. Sinto muito vc ter sido abusada mas pensa no seguinte: ele não pode ganhar. Aconteceu? Aconteceu e Deus sabe o castigo que ele e outros como ele vão ter. Tu não precisa se preocupar. Eu sei que doi mas ele já te machucou uma vez, tu não precisa deixar ele te machucar a vida inteira. Transforma essa dor em força e amor pra ajudar a cuidar de outras q passaram o mesmo que vc. As vezes a gente não entende pq deus “deixa” a gente passar por essas coisas. Mas é uma oportunidade que ele da pra nós humanos tomarmos o rumo certo, sem q ele tenha q interferir no nosso livre arbitrio. Pode parecer besteira mas eu ja estive no fundo do poço a poucos anos atras devido a uma familia completamente instável negligencias, violencia domestica etc… Deus ta olhando pra vc. Eu sei q é dificil acreditar e encontrar uma resposta mas tenha em mente que os homens nos mostram coisas que nos deixam com a visão turva, embaçada. A gente só acha a resposta quando olha pra onde ninguem olhou. Muitas vezes quem te oferece ajuda é alguem q passou pela mesma dor q vc e por isso é capaz de te compreender. Seja essa pessoa. Juntos nos somos mais fortes q esses abusadores. E nao gasta tua vida pensando nele. Poupa tua energia pra gastar com coisas boas! A melhor revanche é ser feliz. Tomara que vc leia. Deus está contigo ❤️
E tira isso da sua cabeça de “tenho que dar orgulho pra fulano”. Faça o seu melhor. Seja feliz. A vida é sua. O sentido é vc que escolhe. Fica com Deus ❤️