Há salvação para quem comete suicídio?

A Lúcia, de São Bernardo do Campo (SP), tem a seguinte dúvida: “Quem comete suicídio tem a salvação? Seu gesto será perdoado por Deus?”

Lúcia, o suicídio sempre foi reprovado severamente pela Igreja. Para a Igreja, firmada na Palavra de Deus, a vida é dom divino e, por isso mesmo, sagrado. Só a Deus cabe tirá-la. Tanto é assim que, por séculos, a Igreja encarou o suicídio como um pecado grave, um pecado mortal. Ao suicida foi negado o direito às celebrações fúnebres e às missas de 7º e 30º dia e de um ano de falecimento.

Com o avanço das ciências do psiquismo humano, porém, a Igreja precisou rever sua postura em relação ao suicídio. Diante do natural instinto de conservação, o suicídio passou a ser considerado fruto de uma situação de desequilíbrio mental.

Psicologicamente, o suicida não pode estar bem com Deus, consigo mesmo e com o próximo. Então, por que colocar limites na misericórdia de Deus? Por que condenar a um segundo inferno depois da morte alguém que em vida já estava num inferno tão angustiante, a ponto de se matar?

Esta consideração, minha irmã, me levou, no meu ministério de padre, a tratar com misericórdia os suicidas e orar por eles. E, se alguém ainda julga alguém condenado ao inferno por ter-se suicidado, entenda que por razão alguma devemos colocar limites à misericórdia de Deus. Fique com Deus, minha irmã, Lúcia.

guest
707 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
PATRICIA MARTINS DIAS
PATRICIA MARTINS DIAS
1 mês atrás

Gente e MT estranho quando leio eu vou me suicidar .Acho que nada acontece sem a permissão de Desu eu confesso agora pra tds que lerem eu já tentei me matar e não falei pra ninguém tomei mts calmantes e bebida alcoólica e só me lembro de acordar no hospital então não era a hr se não for a hr acho-o que não acontece .passa tantas coisas né na nossa cabeça que a gente acha a única solução e se matar .hj penso com mais segurança pois se eu tomar de novo e não morrer vão achar que estou maluca

Anônimo
Anônimo
1 mês atrás

Cheguei no meu limite! O sonho de ser mãe se realizou, porém agora adultas não tenho o respeito que mereço, sou um fardo. Não aguento tanta falsidade de quem mais amei nessa vida. Eu só quero descansar até o julgamento no juízo final. Deus fará com minha alma o que for justo e eu não discordo Dele. Obrigado Deus por ter realizado meu maior sonho: ser mãe e nunca negligenciei o meu papel. Cuide da minha caçula que é a mais frágil emocionalmente falando, cuide dela por favor, as outras ficarão bem

Geisa
Geisa
1 mês atrás

Parte 1
Sabe,é muito difícil viver com depressão e ansiedade.
Já cheguei no limite uma vez,não suportei a dor e o vazio dentro de mim,eu tenho muitas questões que não são e nem serão resolvidas jamais em relação principalmente ao meu pai.
Sei que as pessoas não são obrigadas a nós suportar nesse estado,mesmo as que nos amam tem seu limite.

Geisa
Geisa
1 mês atrás

Parte 2Tentei suicídio em 2008 e não deu certo,fiquei bem por um período e quando vi que não dava mais voltei a procurar ajuda,mas eu acho que não tem solução pra mim.
Eu creio em Deus,mas eu só causo sofrimento aos poucos que me amam e a mim mesma.
Ainda estou de pé pq tem uma pequenina que depende de mim.Mas não sei até quando vou aguentar.
Tô fazendo terapia já troquei medicamento…
Vamos continuar pedindo forças a Deus pq só ele ouve nossa dor genuína.

Romeika silva
Romeika silva
1 mês atrás

Hoje a vida pra mim não tem mas sentindos, amei amei muitos meus filhos, mas eles me abandonou, o sentimento de me achar uma péssima mãe tomou de conta de mim, na verdade ninguém nunca me amou, estou todos os dias pensando em suicídio, juro que nunca pensei mas hj não a um só momento que eu n pense, antes disso irei fazer cartas de despedidas, pra meus filhos amados, meu pai e meu marido, e carta de odeio e rancor para minha mãe e irmã😞😞😞😞 eu não aguento mas

1 26 27 28